Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

UNICEF e Idec lançam material de apoio a gestores sobre alimentação saudável nas escolas

O documento apresenta caminhos a gestores e educadores sobre como promover a alimentação saudável nas suas escolas

Compartilhar

separador

Atualizado: 

07/06/2023

Promover o debate sobre a importância de uma alimentação saudável nas escolas é indispensável quando pensamos no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Para isso, é preciso que os gestores escolares e profissionais da educação estejam mobilizados para implementar ações que promovam um ambiente escolar mais saudável. 

Pensando nisso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) desenvolveram um documento que apresenta caminhos a gestores e educadores sobre como promover uma alimentação saudável nas escolas. 

Intitulado “Promovendo um Ambiente Alimentar Escolar Saudável: Apoio à Gestão Local”, a publicação promove o debate sobre nutrição de qualidade nas instituições de ensino e é parte do resultado final de uma série de diálogos realizados com gestores, professores universitários, profissionais da saúde e adolescentes dos NUCAs (Núcleos de Cidadania de Adolescentes). 

Esses diálogos foram feitos ao longo de três webinários organizados em parceria pelas duas organizações durante o ano de 2022 com municípios do Selo UNICEF na Amazônia legal e no Semiárido brasileiro por meio do projeto “Promoção da Alimentação Saudável nas escolas”. 

 

BAIXE A PUBLICAÇÃO PROMOVENDO UM AMBIENTE ALIMENTAR ESCOLAR SAUDÁVEL: APOIO À GESTÃO LOCAL

 

Além das informações colhidas desses diálogos, esta publicação conta com materiais técnicos e científicos reunidos pelo UNICEF e Idec que contribuem para a discussão sobre a importância de garantir uma alimentação adequada e saudável para todas as crianças e adolescentes do Brasil e do mundo. 

A discussão é introduzida a partir do entendimento que a promoção de um ambiente escolar saudável é uma urgência e um desafio, visto que o país se encontra num momento onde as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) aumentam entre crianças e adolescentes. 

Outro ponto importante que o texto mostra é o cenário sobre insegurança alimentar, que não nos deixa esquecer que para muitos estudantes, é na escola que se faz a única ou principal refeição do dia, fazendo da alimentação escolar uma política pública fundamental no enfrentamento à fome. 

A publicação também apresenta caminhos para auxiliar gestores e educadores na elaboração e implementação de uma regulamentação que promova ambientes escolares saudáveis nas suas escolas, municípios e estados. Seja apresentando os fundamentos jurídicos que respaldam a regulamentação, introduzindo pilares para a construção de uma boa proposta ou apresentando experiências inspiradoras que estão em vigor em estados e municípios brasileiros. 

No anexo é possível encontrar um modelo de Projeto de Lei elaborado pelo Idec e parceiros que deve servir como base para a construção de propostas legislativas elaboradas por gestores e educadores. 

A ideia central do material é apoiar gestores e educadores na construção de uma medida regulatória que faça sentido para a realidade local de cada região e que garanta a promoção da alimentação adequada e saudável nas escolas, protegendo as crianças e os adolescentes.

 

Talvez também te interesse: