Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec passa a integrar Pacto pela Democracia

Mais de 60 entidades fazem parte movimento em defesa do diálogo e tolerância no debate, eleições democráticas, e compromisso com a Reforma Política

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/06/2018

O Idec aderiu ao Pacto pela Democracia, iniciativa da sociedade civil brasileira, que reúne mais de 60 organizações, voltada a preservar e estimular a atuação da sociedade na vida política e democrática do País.

A menos de uma semana para ser lançado oficialmente, o Pacto atua com base em três princípios a serem fomentados neste ano eleitoral: a reafirmação da importância do diálogo no espaço público, repudiando todas as formas de discriminação e violência na ação política; a realização de eleições limpas, com ampla participação da sociedade; e o estímulo ao compromisso com a realização de uma reforma política após as eleições.

O Idec, como um representante do consumidor, e que atua na defesa da democracia, participando de representações, consultas, audiências e diversos espaços de diálogo democrático também defende essas bandeiras e atuará na difusão dessas mensagens.
 
“A luta pela democracia e pela participação popular em eleições limpas são fundamentais para buscarmos um País mais justo. Sem democracia não há participação da sociedade e, por consequência, não há cidadania. O Idec e muitas organizações da sociedade civil foram fundadas no final dos anos 80 justamente para consolidar e fortalecer os espaços de diálogo que se abriam”, afirmou a coordenadora executiva do Idec, Elici Bueno.  
 
Na próxima quarta-feira (13), na Bienal de São Paulo, das 18h30 às 22h, ocorrerá o lançamento oficial do pacto com a presença das entidades que participam da iniciativa.
 
Entre as propostas desta união de forças está estimular cidadãs e cidadãos a participarem do debate eleitoral, sem disseminar discursos de ódio, fake news, focando no bom debate de propostas de governo. Para saber mais sobre o pacto e sobre as entidades que fazem parte da iniciativa, basta acessar o site: https://www.pactopelademocracia.org.br/.