Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Chat GPT: o que é a inteligência artificial e como ela funciona

separador

Atualizado: 

08/02/2023

Nos últimos dias muito tem se falado sobre um tal Chat GPT. Você sabe o que é isso? Provavelmente, se está neste texto é porque, pelo menos, ouviu falar sobre ele. Mas o que será essa ferramenta? Como funciona essa inteligência artificial? Quais os problemas que ela pode trazer?

A resposta para essas e todas as suas outras perguntas sobre o Chat GPT você vai encontrar aqui e agora. Veja a seguir!

O que é o Chat GPT?

O Chat GPT é uma inteligência artificial que responde qualquer pergunta que você fizer a ela. Isso faz com que ela crie conteúdos completos sobre os temas mais diversos. A plataforma ficou famosa depois que a gigante tech BuzzFeed anunciou a demissão de 12% da equipe de conteúdo e ter colocado no lugar, exatamente, o Chat GPT.

Como o Chat GPT funciona?

A ferramenta é uma gigantesca base de dados que acumula diferentes informações conseguidas na internet. Uma verdadeira enciclopédia online. Aí, por meio do algoritmo, ela elabora uma resposta para o usuário.

Empresas têm usado a ferramenta para construir conteúdos completos, como este aqui que não foi feito pelo Chat GPT, mas sim um produtor de conteúdo de verdade.

Quais os problemas que essa IA pode trazer?

Além de poder gerar uma demissão em massa em empresas de produção de conteúdo, o Chat GPT pode cometer erros e isso já está sendo provado. Como as verdades quase nunca são absolutas e tudo depende de muita interpretação de fatos e de textos, ele comete vários erros que um ser humano fazendo uma boa apuração jamais cometeria.

Todo dia surge um novo erro cometido pelo Chat GPT exatamente por ele ser apenas um banco de dados de vários conteúdos que existem na internet. Ele não filtra apenas conteúdos científicos ou jornalísticos, por exemplo, mas é um compilado de tudo. Com isso, as chances de erros são ainda maiores.

O que ficou mais famoso nas redes sociais foi o da pergunta: quem inventou o avião? Todos nós sabemos que foi o brasileiro Santos Dumont em 23 de outubro de 1906, quando foi realizado o primeiro voo da história da humanidade com o 14 Bis. Porém, a IA do Chat GPT afirma que os criadores do avião foram os estadunidenses Irmãos Wright, em 1903. Isso sem levar em conta todo o debate que existe em torno do tema.
 
Ou, então, essa daqui da imagem abaixo que diz que o Brasil já ganhou vários Oscars. O que não é verdade.
 

Além disso, a IA pode também ser usada por estudantes para forjar que fizeram trabalhos escolares. Algumas cidades dos Estados Unidos e de países da Europa já estão trabalhando para evitar que isso aconteça.

Outra questão preocupante é que, de acordo com a revista Time, a empresa responsável pela IA contratou trabalhadores quenianos por apenas 2 dólares a hora para treinarem a ferramenta. O objetivo é fazer com que ela não tenha termos e expressões racistas ou preconceituosas. Porém, com um “salário” de trabalho análogo à escravidão.

O Chat GPT é uma tecnologia que tem sido utilizada para auxiliar as pessoas na criação de textos e conteúdos, mas jamais deve ser tratado como uma ferramenta 100% segura e que só diz verdades. Para isso, é preciso muito cerébro humano, pesquisa e apuração.

Gostou deste artigo sobre Chat GPT? Então conheça mais sobre a nossa atuação. Assine a nossa newsletter e receba muita informação verdadeira e de qualidade no seu e-mail!

Talvez também te interesse: