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Idec e outras entidades criticam parceria de Jamie Oliver com a Sadia

<div> Em carta aberta, organiza&ccedil;&otilde;es pedem que o renomado chef reconsidere o acordo. Consumidores podem refor&ccedil;ar apelo em abaixo-assinado virtual</div>

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Atualizado: 

17/08/2016
O Idec e outras entidades da sociedade civil divulgam hoje (17) uma carta aberta declarando repúdio à parceria do chef Jamie Oliver com a Sadia, gigante brasileira de alimentos ultraprocessados. 
 
As entidades lançam também uma campanha online para que pessoas comuns e outras organizações interessadas assinem a carta e reforcem o pedido de que ele desista da parceria. 
 
O britânico, apresentador de programas culinários exibidos no Brasil e conhecido por defender a alimentação saudável, fechou recentemente uma parceria com a Sadia que envolve o projeto Saber Alimenta, que prevê atividades com crianças em escolas. 
 
Uma das ações do projeto mais criticadas pelas organizações são as atividades educativas, que serão realizadas em escolas, com crianças de 6 a 10 anos de idade. 
 
Na carta, as entidades destacam que essas atividades, na prática, não passam de ação de marketing da Sadia, com objetivo de desenvolver positivamente a reputação da marca e de seus produtos, fidelizando o público ao consumo de alimentos não saudáveis desde a infância. 
 
Proteção às crianças
 
Além da crítica à parceria, as entidades fazem um apelo a Oliver: que ele impeça a exposição dessas crianças aos produtos e ao projeto da empresa brasileira. Elas também pedem que o chef reconsidere sua decisão de vincular sua imagem a este projeto.
 
A carta usa como argumento o art. 37, § 2,° do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que vedam e consideram abusiva a comunicação mercadológica direcionada à criança. 
 
Além disso, ressalta que, segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar, as ações de educação alimentar e nutricional devem ocorrer sem conflito de interesses - como é claramente o caso da parceria entre Jamie Oliver, que tem uma imagem de ativista da alimentação saudável, e a Sadia.