Bike vs Cars; Chupadados; e app Atendimento Arsesp
DOCUMENTÁRIO
LUTA ALÉM DO ASFALTO
O que faz um prefeito escolher construir pontes para carros em vez de ciclovias? Quem financia esses empreendimentos? O que querem em troca? O documentário Bike vs Cars, lançado em 2015, propõe-se a discutir essas questões e a relação desses dois meios de transporte com a cidade. Muito mais do que um meio de locomoção, as bicicletas se tornaram um símbolo de rediscussão do espaço público e da mobilidade urbana. A maior parte do documentário concentra-se nas cidades de São Paulo e Los Angeles (EUA), grandes metrópoles que adotaram políticas de incentivo para carros durante décadas, mas também mostra a realidade de Bogotá (Colômbia), Copenhagen (Dinamarca) e Toronto (Canadá). No filme, são apresentados ativistas e pensadores que estão lutando por cidades melhores. Eles recusam-se a parar de andar de bike, apesar do número crescente de mortes no trânsito.
DIREÇÃO E ROTEIRO: FREDRIK GERTTEN / DURAÇÃO: 87 MINUTOS ONDE ASSISTIR: NETFLIX OU VIMEO (http://bit.ly/1Q3tUQ4M)
SITE
CHUPADORES DE INFORMAÇÕES
Aplicativos para fazer dieta, cartões magnéticos para transporte público, jogos para celulares, tudo muito amigável e de graça. Na verdade, nem tanto. O site Chupadados reúne histórias de como essas facilidades tecnológicas têm sido usadas na América Latina para coletar, armazenar e processar dados dos usuários. A serviço de empresas que vendem essas informações a governos e outras instituições, essas ferramentas monitoram as pessoas em suas cidade e casa, suas finanças e seu corpo. Liderado por mulheres, o projeto mostra que a coleta de dados pode ser usada para o aprimoramento de políticas e serviços, mas também pode expor, segregar e ameaçar indivíduos. Para saber mais, acesse: https:// chupadados.codingrights.org/
APLICATIVO
RECLAMAÇÃO FACILITADA
Faltou luz na sua casa? Água? Talvez gás encanado? Se uma das suas respostas foi sim e você é morador do Estado de São Paulo, saiba que agora ficou mais fácil reivindicar seus direitos. A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento eEnergia do Estado de São Paulo) lançou em março o aplicativo Atendimento Arsesp, no qual os usuários podem registrar suas demandas e consultar o andamento delas. No app, que é gratuito, também há informações sobre direitos e deveres dos consumidores em relação aos serviços de saneamento, gás canalizado e energia elétrica.
IOS
ANDROID