Pepsi, cadê meu avião; Formando consumidores conscientes; e @contente.vc
SÉRIE DOCUMENTAL
PROMETEU E NÃO CUMPRIU
Em 2022, a Netflix lançou o documentário Pepsi, cadê meu avião? Dividido em quatro episódios, ele conta a história de John Leonard, um jovem norte-americano que processou a Pepsi no fim dos anos 1990. O motivo? A multinacional lançou uma campanha para que as pessoas trocassem as tampinhas ou embalagens de seus refrigerantes por produtos da marca (chapéu, jaqueta etc.). Na propaganda, que dizia o número de pontos que deveria ser acumulado para cada prêmio, a Pepsi anunciou que 7 milhões de pontos valeriam um avião de caça. O problema foi que esqueceu de colocar o disclaimer, aquelas letrinhas no rodapé do anúncio, dizendo que aquilo era uma brincadeira. Quem será que ganhou o processo?
DIREÇÃO: ANDREW RENZI / DURAÇÃO: 4 EPISÓDIOS COM CERCA DE 40 MIN / DISPONÍVEL EM: NETFLIX
CARTILHA
CDC PARA CRIANÇAS
O Programa Procon Mirim, criado pelo Procon de Minas Gerais, elaborou a cartilha Formando consumidores conscientes. Por meio de uma história em quadrinhos, as crianças conhecem alguns dos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), como o prazo de sete dias para se arrepender de uma compra feita fora do estabelecimento comercial (telefone, internet etc.). A cartilha foi concebida para ser usada por professores em sala de aula, mas nada impede que seja lida pelas crianças em casa ou por pais e filhos juntos.
REFLEXÕES SOBRE COMO USAMOS A INTERNET
Se você acha que passa muito tempo navegando nas redes sociais e está tentando ter uma relação mais saudável com a internet vai gostar de seguir o perfil @contente.vc, que tem mais de 640 mil seguidores no Instagram. Nele, a jornalista Dani Arrais e a publicitária Luiza Voll – criadoras da plataforma Contente – postam reflexões e provocações sobre o impacto da internet em nosso trabalho, nas nossas relações e em nossa saúde mental. Refletir sobre o tema é o primeiro passo para mudar nossos hábitos. Então, que tal começar?