Visibilidade negra e Veneno – Perigo no Prato
SITE
MULHERES NEGRAS E VIAJANTES UNIDAS
Rebecca Alethéia, uma mulher negra que ama viajar, se sentia excluída pelo que chama de "turismo branco". Então, resolveu criar, em 2018, a Bitonga Travel, uma plataforma colaborativa na qual mais de 250 mulheres negras latino-americanas, caribenhas e africanas relatam histórias de viagens e dão dicas de lugares que valem a visita. O objetivo é empoderar meninas e mulheres para que realizem o sonho de conhecer o mundo, o que muitas vezes parece impossível. A Bitonga Travel também está no Instagram (@bitongatravel).
DOCUMENTÁRIO
CUIDADO COM O QUE VOCÊ COME!
Se você se preocupa com o que põe no prato, não pode deixar de assistir ao documentário Veneno – Perigo no Prato, lançado em agosto e disponível na Netflix. Nele, a cineasta Stephanie Soechtig alerta para a importância da alimentação segura. E faz isso expondo irregularidades da indústria alimentícia dos Estados Unidos e falhas dos órgãos reguladores, que deixaram os consumidores do país vulneráveis a bactérias muito perigosas, como a E. coli e a Salmonela, encontradas em alimentos que parecem inofensivos, como frutas e legumes.Soechtig reuniu dezenas de entrevistas com especialistas e autoridades norte-americanas, além de depoimentos de pessoas que foram contaminadas.
DIREÇÃO: STEPHANIE SOECHTIG / DURAÇÃO: 83 MIN / DISPONÍVEL EM: NETFLIX
FOTOS QUE INSPIRAM
No perfil do Instagram @viagempreta, Jacy Carvalho posta lindas fotos de suas andanças pelo Brasil e pelo mundo, inspirando 22,4 mil seguidoras – sobretudo mulheres negras. Ao assistir a seus stories e rolar o seu feed dá vontade de arrumar as malas na hora! Carvalho, que é afrohairstylist há mais de 10 anos, também tem um canal no Youtube (https://www.youtube.com/@jacycarvalho), com 670 mil inscritos. Nele, ela ensina cuidados com a pele e o cabelo, como forma de incentivar o empoderamento das mulheres negras.