Idec orienta
A seção de orientações para problemas de consumo disponível a associados e associadas em nosso site está de cara nova, mais atraente e intuitiva. Além disso, os textos estão sendo atualizados
Nós, do Idec, estamos sempre buscando aperfeiçoar o atendimento oferecido a vocês, associados e associadas, para que tenham a melhor experiência possível, seja quando nos ligam pedindo ajuda para resolver um problema de consumo, seja quando entram em nosso site atrás de alguma informação referente a direitos consumeristas. Assim, é com alegria que anunciamos que a seção Idec Orienta – aquela onde disponibilizamos orientações, cartas e petições sobre os mais variados temas de interesse dos consumidores – foi reformulada e está muito mais atrativa e intuitiva. "O primeiro passo foi mudar a parte visual, a fim de facilitar a busca pelas orientações desejadas. Agora, estamos trabalhando no conteúdo, para deixá-lo cada vez mais atual e interessante", conta Carla Yue, gerente de marketing e relacionamento do Idec.
Hoje, há cerca de 240 orientações, 176 cartas e 20 petições no Idec Orienta, que é atualizado frequentemente, com textos didáticos e uma linguagem simples, que todo mundo consegue entender. "Sempre que aparece um novo problema de consumo, nós elaboramos uma orientação e publicamos no site. Por exemplo, recentemente, criamos conteúdo sobre cadastro positivo; roubo de celular, devido ao aumento do número de casos, principalmente em São Paulo (SP); problemas com serviços de delivery, como Rappi, Uber Eats e Ifood; reduflação (diminuição do tamanho ou da quantidade dos produtos sem que o preço seja reduzido, ou em alguns casos, com o aumento do preço) etc.", afirma Yue.
Veja, a seguir, como usar essa ferramenta:
- PASSO 1: na parte superior da página principal de nosso site – www.idec.org.br clique em "Seus Direitos";
- PASSO 2: em seguida, clique em "Idec Orienta";
- PASSO 3: na página do Idec Orienta, você vai ver a pergunta "Qual o seu problema de consumo?" e os ícones referentes aos temas, por exemplo, saúde, serviços financeiros, alimentação, água, luz e gás etc;
- PASSO 4: escolha o tema, por exemplo, "água, luz e gás", e será direcionado a uma página onde encontrará uma lista com diversas orientações e alguns modelos de carta que podem ser enviados para as empresas, além de petições, caso seja necessário entrar com ação na Justiça;
- PASSO 5: ao escolher uma orientação, por exemplo "Vazamento de água", você encontrará não apenas o que fazer e onde reclamar caso o encanamento de sua casa esteja vazando, mas todo o embasamento jurídico, com base no Código de Defesa do Consumidor.
ATENÇÃO!
Também é possível usar o campo de busca que fica abaixo da pergunta "Qual o seu problema de consumo?" para encontrar um tema. Por exemplo, se você digitar "vazamento de água", será encaminhado diretamente para a orientação sobre este assunto.