Alma Preta; Sulwe e Grana Preta
SITE
JORNALISMO PRETO E LIVRE
O site Alma Preta foi criado em 2015 por um grupo de estudantes de comunicação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Na página, os internautas encontram reportagens, notícias, artigos e entrevistas relacionadas à temática racial, além da divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. O site é dividido em quatro editorias: Realidade (discute o racismo na política, economia, cultura e esporte); Da Ponte pra Cá (aborda o que acontece de positivo nas favelas do país); Mama África (notícias do continente africano) e Quilombo (espaço para a opinião de seus colaboradores e parceiros). Veja também o perfil @almapretajornalismo no Instagram.
LIVRO
RACISMO ABORDADO COM DOÇURA
Em Sulwe, a atriz queniana-mexicana Lupita Nyong'o (que ganhou o Oscar por 12 anos de escravidão) conta a angústia e as descobertas de uma menininha negra que sofria por ter o tom da pele mais escuro que o da sua mãe e de sua irmã. A autora aborda a questão do colorismo – discriminação ou preconceito ligado à cor ou ao tom de pele de um indivíduo – de forma leve e sensível. Essa comovente história sobre autoaceitação tem tudo para conquistar não só leitores mirins, mas adultos também!
EDITORA ROCCO PEQUENOS LEITORES / 48 PÁGINAS / PREÇO: R$ 36 (R$ 28 O E-BOOK)
INSTRAGRAM
FINANÇAS PESSOAIS PARA NEGRAS
No perfil do Instagram @granapretaoficial, a baiana Amanda Dias fala de finanças pessoais para mulheres negras e de baixa renda. Com linguagem acessível e posts descontraídos, ela ensina suas 26,5 mil jovens seguidoras a poupar, empreender e investir, sempre mantendo o equilíbrio financeiro. Sem o discurso "como se tornar uma milionária", usado por muitos influencers, Dias dá dicas que podem ser aplicadas por seu público-alvo no dia a dia. Visite também o site www.pretagrana.site e o canal do Youtube https://bit.ly/2G5V63n.