Serviços financeiros
Criamos um tutorial passo a passo para ensiná-lo a usar a nova versão da planilha do Idec, que está muito mais dinâmica e funcional
Especialistas defendem que o primeiro passo para termos uma vida financeira organizada é saber quanto custa a nossa vida por mês, ou seja, quanto ganhamos e quanto gastamos. E a melhor forma de organizar essas informações é numa planilha de orçamento doméstico. Calma, se você tem pavor de números, não abandone esta matéria. Queremos te contar que atualizamos a planilha idealizada pela economista Ione Amorim em 2012 – e baixada por mais de 100 mil pessoas – para que ficasse mais amigável.
"A mudança mais importante é que agora é possível customizá-la, editando as categorias de gastos. Essa era uma demanda dos usuários do modelo antigo", conta Amorim. Além disso, a navegação ficou mais fácil, com cada tabela em uma pasta, como se fossem páginas de um website. "Nossa planilha não é um depósito de informações, mas uma ferramenta que ajuda a entender a sua realidade financeira e a gerenciá-la estrategicamente", explica a economista.
A seguir, explicamos como usar a nova planilha.
1) Baixe a planilha em https://bit.ly/2DQE84p (você precisa ter o programa Microsoft Excel). Salve em seus documentos.
2) Leia as instruções disponíveis na pasta Como usar a planilha, que fica abaixo da ilustração central.
3) Clique em Plano de Contas, na lateral esquerda, e verifique se as categorias (moradia, saúde, alimentação etc.) e subcategorias (para moradia, por exemplo, aluguel, luz, água etc.) criadas pelo Idec estão de acordo com o seu dia a dia. Se não estiverem, é possível customizá-las:
- Não é possível criar novas categorias e subcategorias, mas você pode alterar o nome delas. Por exemplo, quem não tem animais, mas viaja muito, pode trocar essa categoria por "viagens". O mesmo vale para as subcategorias.
- O grupo Receita não pode ser mudado, mas seus subgrupos sim. Assim, se você é autônomo pode trocar "13º salário" para o nome de um dos seus clientes.
- A categoria Serviços financeiros também não pode ser customizada.
4) Na pasta Previsto você fará uma projeção de quanto receberá até o final do ano e de quanto pretende gastar com cada item. Nos gastos fixos, indique quanto paga em cada item (aluguel, escola etc.). Já para os gastos variáveis (Uber, plano de celular etc.) estabeleça metas.
5) É hora de lançar TODOS os seus gastos e suas receitas nos quadrinhos referentes aos meses. "É importante frisar que cartão de crédito não é gasto, é meio de pagamento. Dessa forma, é preciso especificar cada item adquirido com o cartão, para que você saiba para onde está indo o seu dinheiro", explica Amorim.
- No primeiro dia do mês, preencha a primeira linha da tabela Movimentação do saldo do mês. Nela, você vai anotar o que sobrou do mês anterior na sua conta corrente, em dinheiro na sua carteira e o quanto você já gastou no cartão de crédito. No item "investimento" pode deixar zero.
- Depois, vá registrando ao longo do mês todas as suas receitas e seus gastos na tabela à esquerda.
- Digite o código da conta (com o tempo você vai saber de cor, mas no começo você pode clicar em "ative o código de classificação da conta" para consultá-lo);
- Informe a data da compra;
- Em "descritivo" coloque o nome do estabelecimento ou algo que faça você se lembrar daquele gasto;
- Por fim, digite o valor e a forma de pagamento.
Importante! As compras feitas com cartão de crédito devem ser colocadas no mês em que foram realizadas e, na forma de pagamento, escolher a opção "cartão de crédito" = CC ou "parcelado no cartão" = PC. No caso de parcelamento, registre o valor da parcela que será quitada naquele mês. No dia de pagamento da fatura, lance o valor dela com o devido meio de pagamento, por exemplo, "débito automático" = DB.
Atenção! Perceba que, conforme você preenche essa tabela, o quadro Movimentação do saldo do mês vai sendo completado, assim como a página Real. A pasta Real x Previsto também é preenchida automaticamente.
6) Na pasta Cartão de crédito lance todas as compras parceladas. Essa tabela deve ser consultada sempre que decidir parcelar algo, para saber o quanto do seu salário já está comprometido.
Atenção!
- Na coluna "compra parcelada", digite PC.
- As compras parceladas devem ser registradas duas vezes, uma em Cartão de Crédito, e outra na pasta do mês.
7) A pasta Investimentos é uma novidade dessa nova versão da planilha. Nela, você vai anotar onde está o seu dinheiro investido (caderneta de poupança, Tesouro Direto, CDBs, ações da bolsa etc.) e atualizar quando houver movimentação.
8) Por fim, preencha o item Projetos. Ele serve para você planejar a realização de sonhos, sejam eles quais forem: uma viagem, a compra de uma casa, uma festa de casamento etc.