Vou de Bike; Podcast Ouvi Direito?; e Tesouro Direto
APLICATIVO
INVESTINDO NO TESOURO
Com o aplicativo gratuito Tesouro Direto ficou mais fácil comprar e vender títulos públicos. Para navegar por ele não é necessário se cadastrar. Já para investir, sim. Com registro, é possível fazer simulações que comparam a rentabilidade do titulo escolhido à de outros produtos financeiros, como CDBs, além de fazer investimentos, resgatar valores, agendar operações e consultar o extrato com todas as informações sobre transações passadas. O app tem duas ferramentas exclusivas – não encontradas no site: a área “Sonhos”, na qual o usuário pode anotar as suas metas financeiras, e a gerente virtual “Tetê”, que está sempre pronta para tirar dúvidas e ajudar quem precisar.
LIVRO
VOU DE BIKE
Os ciclistas André Soares e Daniel Guth contam como é a vida nas cidades brasileiras onde mais se usa a bicicleta no livro O Brasil que pedala: a cultura da bicicleta nas cidades pequenas. Por que Afuá (PA), Antonina (PR), Cáceres (MT), Gurupi (TO), Ilha Solteira (SP), Mambaí (GO), Pedro Leopoldo (MG), Pomerode (SC), São Fidélis (RJ), Tamandaré (PE) e Tarauacá (AC) – munícipios com até 100 mil habitantes – têm tantos ciclistas? Essa é uma das perguntas respondidas na obra lançada em 2018. Além de estatísticas, os autores narram “causos” e revelam o perfil e os hábitos de quem usa a magrela como meio de transporte.
EDITORA JAGUATIRICA / 256 PÁGINAS / PREÇO: R$ 35
PODCAST
DICAS PARA OUVIR E SE INFORMAR
Em setembro, o Idec lançou o podcast Ouvi Direito?, mais um canal para informar aos consumidores os seus direitos. O nome foi escolhido pelos funcionários do Instituto. No programa, o apresentador Regis Salvarani conversa com especialistas do Idec, selecionados de acordo com os temas que serão tratados. Alguns dos quadros fixos são o “Ranking de Reclamações” (com os assuntos mais demandados pelos associados), o “Contos do Consumidor” (casos reais e como eles foram solucionados) e o “Notícias da Semana” (resumo das principais notícias que interessam ao consumidor). No episódio de estreia foram debatidos os direitos de quem viaja de avião, de quem frequenta bares e restaurantes, além dos “dramas” com aplicativos de transporte, como Uber e 99.