Rotten; A História da Airbnb; e consumidor.gov.br
SÉRIE DOCUMENTAL
O QUE NÃO SABEMOS SOBRE O QUE COMEMOS
Uma nova série documental produzida pela Netflix trata de um tema polêmico: a crise na indústria agropecuária, que visa ao lucro e não se preocupa com a sobrevivência de pequenos produtores. Rotten, lançado em janeiro de 2018, é composta de seis episódios intensos. O primeiro aborda a produção de mel e o roubo de colmeias; o segundo, a alergia a amendoim, cada vez mais comum; o terceiro, questões preocupantes sobre os principais fornecedores de alho; o quarto, a “guerra” entre os criadores de frango; o quinto, as dificuldades dos produtores de leite por conta das dietas da moda e das oscilações de preço; e, o último, as crises da indústria pesqueira. Não há como encarar a alimentação da mesma forma após assistir à série.
PRODUÇÃO: NETFLIX / DURAÇÃO: CERCA DE 50 MIN CADA EPISÓDIO
ONDE ASSISTIR: NETFLIX
LIVRO
A HISTÓRIA DA AIRBNB EM 272 PÁGINAS
A International Energy Iniciative (IEI) Brasil lançou, em janeiro, o e-book Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro, que pode ser baixado gratuitamente no site da ONG. A publicação foi elaborada por sete pesquisadores da organização, que contaram com a ajuda de uma jornalista para deixar o assunto menos técnico e mais agradável.
A obra é voltada para consumidores, ambientalistas, ONGs e pesquisadores interessados no tema. O principal objetivo é demonstrar que, para os consumidores serem realmente beneficiados pela eficiência energética e pela geração de eletricidade em sua residência ou no local de trabalho, é preciso modificar as regras atuais que determinam as tarifas de energia elétrica. Para isso, os autores sugerem novos modelos de negócios. Para baixar o livro, acesse: goo.gl/sfVFqs .
APLICATIVO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELO SMARTPHONE
A plataforma consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, é frequentemente indicada pelo Idec a seus associados para resolução de problemas de consumo. Mas quem prefere fazer tudo pelo smartphone pode usar o app homônimo para entrar em contato com a empresa. Contudo, esta precisa estar cadastrada no sistema, ou seja, ter se comprometido a analisar e responder as reclamações de seus clientes em até 10 dias. Gratuito, o aplicativo é fácil de usar: basta escolher no menu lateral entre as opções “registrar reclamação”, “consultar reclamação”, “empresas participantes”, entre outras. As queixas ficam em uma base de dados que pode ser acessada pelos usuários antes de efetuar uma compra.