Amanhã; Direito à Alimentação Saudável; e Nota Fiscal Paulista
DOCUMENTÁRIO
COMO SERÁ O AMANHÃ?
Você já parou pra pensar como será o mundo em que vivemos daqui a 20, 50, 100 anos? Um grupo de seis amigos que leu um estudo publicado na revista Nature sobre o possível fim da humanidade decidiu viajar por 10 países – Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Índia, Islândia, Reino Unido, Suécia e Suíça – atrás de soluções criativas para evitar essa tragédia até o ano de 2100. A viagem é retratada no documentário francês Demain (Amanhã), que mostra em cinco capítulos, divididos ao longo do filme, como podemos mudar o mundo. Para isso, os viajantes entrevistaram dezenas de pessoas que tiveram ideias inovadoras para problemas relacionados à agricultura, energia, economia, democracia e educação. Um filme que nos faz acreditar que dias melhores virão. Só depende de nós!
ONDE ASSISTIR: NETFLIX
LIVRO
DIREITO À ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL
O direito à alimentação e sua relação com a produção e o consumo sustentáveis de alimentos é o assunto discutido no livro Direito Humano à Alimentação e Sustentabilidade no Sistema Alimentar (Editora Paulinas), lançado no fim de 2017. Escrito pela advogada Mariana Ferraz, ex-funcionária do Idec, a obra também identifica os conflitos advindos desse direito e propõe soluções para a superação das dificuldades. O tema é abordado de maneira interdisciplinar, por meio do diálogo entre juristas, cientistas sociais, agrônomos, nutricionistas, educadores, entre outros especialistas.
APLICATIVO
NOTA FISCAL NO CELULAR
Desde março de 2017, quem mora no Estado de São Paulo e pede para colocar o seu “CPF na nota” nas compras do dia a dia não precisa mais de um computador para consultar e resgatar os créditos do programa Nota Fiscal Paulista, criado há 10 anos. Isso pode ser feito no aplicativo gratuito que leva o nome do programa. Pelo app, os consumidores podem checar o saldo disponível para saque e todos os cupons fiscais registrados, fazer transferência para a sua conta bancária e doar os pontos acumulados para ONGs e entidades sociais.