Indústria da obesidade; PCDLegal; e app Sem Carro
DOCUMENTÁRIO
ALERTA SOBRE OBESIDADE NAS PERIFERIAS
Nos países em desenvolvimento, alimentar-se de forma saudável é luxo. É o que mostra o documentário Indústria da obesidade – como a indústria alimentícia seduz os pobres, lançado no início deste ano. Ele pretende alertar sobre o aumento da obesidade no mundo, principalmente nesses países.
De origem alemã, mas filmado no Brasil e no Quênia, o filme mostra como as pessoas de baixa renda são seduzidas por alimentos ultraprocessados e cheios de açúcar ou sal. Alguns dos principais motivos para o consumo é a praticidade que eles proporcionam e as propagandas atraentes. Foram entrevistados especialistas em saúde e nutrição, membros de ONGs, vendedores de alimentos industrializados, além de moradores de favelas, entre eles pessoas com sobrepeso.
Dada a importância do debate que o filme promove, ele está disponível, na íntegra, no canal da Aliança pela Alimentação Saudável e Adequada – da qual o Idec faz parte – no Youtube.
DIREÇÃO E ROTEIRO: JOACHIM WALTHER / DURAÇÃO: 28 MINUTOS
ONDE ASSISTIR: NA PÁGINA DA ALIANÇA NO YOUTUBE (goo.gl/iBzg5p)
SITE
LEI PARA TODOS
O PCDlegal é uma iniciativa muito bacana para divulgar leis, normas e decretos a pessoas com deficiências. As publicações – dentre elas o Código de Defesa do Consumidor, a Lei Maria da Penha e a Constituição Federal – estão disponíveis em Português, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e áudio. Os internautas podem ler, assistir ou ouvir os conteúdos online, em computadores, smartphones e tablets, ou fazer o download. Também é possível ampliar e reduzir o tamanho da fonte e controlar o contraste do fundo da tela de acordo com a necessidade. Para saber mais, acesse: http://www.pcdlegal.com.br/
APLICATIVO
“WAZE” PARA PEDESTRES
Incentivar os paulistanos a fazer mais trajetos não motorizados é o objetivo do aplicativo Sem Carro, que funciona como o famoso Waze, só que para pedestres e ciclistas, principalmente. Lançado há dois anos, o app gratuito indica rotas com a distância e o tempo estimado para a locomoção caminhando, pedalando, de transporte público ou de táxi – e informa o custo dessas duas últimas alternativas. A ferramenta, fruto do projeto Como viver em São Paulo sem carro, também indica restaurantes, academias, bancos etc. pelo caminho, dentre outras informações úteis.