Quanto é? Gerar energia; Agricultura tamanho família e app Cataki
SITE
OS CUSTOS DA ENERGIA
O Brasil tem uma série de caminhos possíveis para assegurar o fornecimento de energia elétrica para a população no futuro. Para saber quais o País deveria priorizar, o Instituto Escolhas criou a plataforma #Quantoé? Gerar Energia. Nela, os internautas podem escolher, em um infográfico, em quais fontes de energia o País deveria investir para garantir os 200 TWh (terawatt-hora) necessários para que não falte eletricidade até 2025. Dentre as opções estão energia hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica, térmica a biomassa, térmica a gás natural, térmica a carvão mineral e nuclear. Para cada fonte, a ferramenta calcula o investimento necessário, a emissão de gases de efeito estufa e o custo na conta de luz do consumidor. Além disso, informa o impacto de cada fonte de energia no meio ambiente.
Para saber mais, acesse: http://quantoeenergia.escolhas.org/
DOCUMENTÁRIO
EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR
As filmagens foram feitas em cinco Estados brasileiros – Tocantins, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Pernambuco –, onde pequenos produtores contam sua história e as dificuldades que enfrentam na luta contra os latifundiários. Também foram entrevistados especialistas em agroecologia, membros de associações de pequenos agricultores e consumidores que apoiam a agricultura familiar, principalmente por valorizar os orgânicos.
O filme é o terceiro da Trilogia da terra, da qual fazem parte O veneno está na mesa partes 1 e 2, que dissecam os problemas dos agrotóxicos.
DIREÇÃO: SILVIO TENDLER / DURAÇÃO: 58 MINUTOS ONDE ASSISTIR: YOUTUBE (goo.gl/zDzDau) e VIDEOCAMP (goo.gl/fPZrqT)
APLICATIVO
ENCONTRE UM CATADOR
Mesmo que sua cidade não tenha coleta seletiva, você pode fazer a sua parte para descartar materiais reci- cláveis corretamente. Se não souber onde ou como, o aplicativo Cataki ajuda nessa tarefa e, de quebra, você contribui para valorizar os trabalhadores que coletam esses produtos. No app, lançado em julho pelo movimento Pimp my carroça, que batalha para dar visibilidade aos catadores de recicláveis, o usuário localiza os trabalhadores mais próximos de seu endereço. A ferramenta é gratuita e colaborativa: qualquer usuário pode adicionar um catador à base de dados.