Mobilidade ao seu alcance
Site MoveCidade vai reunir informações sobre direitos dos usuários e políticas públicas para ransportes; lançamento ocorre no dia do aniversário do Idec
O Idec preparou mais uma novidade para os consumidores. Para comemorar seu 29o aniversário, lançará, em 21 de julho, o site MoveCidade (www.movecidade.org.br), que marca oinício do novo Programa de Mobilidade da ONG.
Realizado com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, o objetivo é que o site seja um porta-voz das atividades desse programa, que visa a uma atuação mais incisiva do Idec em mobilidade urbana. "Vamos participar mais ativamente de fóruns, audiências públicas e demais instâncias para discutir e propor políticas públicas com o olhar do consumidor- cidadão", diz Rafael Calabria, pesquisador do Idec. Veja no quadro ao lado alguns exemplos do que o Instituto já está fazendo.
Por meio de textos, vídeos e até histórias em quadrinhos, o site pretende mostrar os impactos desse assunto no cotidiano da população. "A falta de investimentos na área de mobilidade se traduz em insegurança para pedestres e ciclistas nas ruas, no péssimo serviço de transportes coletivos, com atrasos, falhas e superlotação, e em vários outros problemas", destaca Calabria.
Outro objetivo do MoveCidade é engajar os consumidores e encorajá-los a cobrar serviços de mobilidade mais eficientes e seguros. Na plataforma, há uma lista com os contatos de todos os órgãos e secretarias de mobilidade das capitais brasileiras, para que o usuário possa opinar, reclamar e a acompanhar de perto suas ações. Como parte do programa, o Idec também está desenvolvendo um aplicativo para celular pelo qual o consumidor poderá avaliar os serviços de mobilidade de sua cidade.
Em junho, o Idec colaborou com duas iniciativas importantes para a mobilidade urbana em São Paulo (SP). Junto a outras organizações, fez sugestões para aprimorar o Projeto de Lei do Estatuto do Pedestre, iniciativa que estava parada há cinco anos na Câmara Municipal. Além disso, o Instituto aproveitou um questionamento do Tribunal de Contas do Município sobre a licitação de pontos de ônibus na capital para apontar que esses locais devem garantir informação clara sobre o serviço ao usuário e não servir como meras plataformas de publicidade, como prevê o edital. No fim de maio, o Idec também participou do Bicicultura 2016, maior evento nacional sobre bicicleta e cicloativismo, onde falou sobre os direitos dos ciclistas.