Cooked; Freenet; e app Desrotulando
SÉRIE
MÃO NA MASSA
Em tempos de reality shows culinários de sucesso, falar de comida virou moda. Mas a série documental Cooked vai muito além e se propõe a refletir a relação das sociedades humanas com o ato de cozinhar, a partir de um resgate histórico, sociológico e cultural. Produzida pela Netflix e lançada mundialmente em fevereiro, a série é protagonizada pelo jornalista e ativista americano Michael Pollan e baseada em seu livro Cozinhar, uma história natural da transformação (editora Intrínseca, 2014). Ela é dividida em quatro episódios, cada um dedicado a um elemento – água, fogo, terra e ar – e a sua relação com a culinária.
Quem já conhece as obras de Pollan, autor de best-sellers sobre o tema, pode imaginar que Cooked não se furta das críticas à indústria alimentícia, que afasta as pessoas da cozinha para vender comida pronta com ingredientes baratos e cheia de aditivos químicos. Assim, seu objetivo é, mais uma vez, mostrar a importância de as pessoas se conscientizarem sobre o que comem e, mais do que isso, de resgatar as tradições culinárias e o hábito de cozinhar de forma simples.
DIREÇÃO: ALEX GIBNEY E OUTROS / DURAÇÃO: 4 EPISÓDIOS COM CERCA DE 45 MINUTOS CADA / DISPONÍVEL NA NETFLIX
DOCUMENTÁRIO
A INTERNET E OS NOSSOS DIREITOS
"Até onde vai a sua liberdade na internet?" A frase usada como subtítulo resume bem uma das principais discussões levantadas pelo documentário Freenet, lançado em junho, depois de cinco anos de produção colaborativa por diversas organizações, entre elas o Idec. O filme apresenta os desafios para a expansão da rede e para a garantia de direitos online, fazendo, ao mesmo tempo, um retrato do Brasil e um panorama do mundo.
Além de evidenciar as profundas desigualdades de acesso à internet nos rincões e periferias do globo, Freenet mostra iniciativas em vários países para a democratização do acesso à internet e o ativismo para garantir a liberdade de compartilhar conteúdo, a privacidade e a neutralidade da rede. Coerente com os princípios que defende, o filme está disponível online e pode ser distribuído, exibido e adaptado livremente, desde que se atribua o devido crédito aos criadores.
DIREÇÃO: PEDRO EKAMN / PRODUÇÃO: MOLOTOV FILMES / APOIO: FUNDAÇÃO FORD E CGI DURAÇÃO: 94 MINUTOS / DISPONÍVEL EM: https://vimeo.com/161511483
APLICATIVO
RÓTULOS DESVENDADOS
Nem sempre é fácil entender as informações dos rótulos dos alimentos. O aplicativo Desrotulando promete resolver esse problema. Nele, o consumidor encontra uma avaliação sobre os produtos, com notas de 0 a 10 baseadas nos ingredientes utilizados e na tabela nutricional. Dos mesmos criadores do site Fechando o zíper, o app tem duas versões: uma gratuita, que informa só a nota geral, e outra paga, mais detalhada e que possibilita personalizar os critérios de avaliação.
ANDROID (US$ 1,99 por mes) e IOS (R$ 4,99 por mes)