Que selo é esse?
Pesquisa da Market Analysis em parceria com o Idec constata que oito em cada dez brasileiros identificam selos ambientais, mas a maior parte dos consumidores não confia na mensagem socioambiental das empresas trazida por eles
Você já deve ter notado na embalagem de alguns produtos pequenos símbolos que "atestam" atributos ambientais, sejam eles relacionados à sua origem, à eficiência no consumo de energia etc. Muitos desses selos são reconhecidos pelos brasileiros, como mostra um levantamento da Market Analysis, instituto de pesquisa de opinião pública, em parceria com o Idec.
A pesquisa constatou que oito em cada dez consumidores (81%) conhecem pelo menos um dos 27 símbolos ambientais apresentados. Entre eles, há selos emitidos pelo governo, empresas e outras organizações.
Realizado entre 25 de janeiro e 14 de fevereiro, o levantamento ouviu 906 adultos de 11 capitais das cinco regiões do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Belém, Brasília e Goiânia.
OS MAIS CONHECIDOS
Segundo a pesquisa, o selo mais popular entre os consumidores é o Procel, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Selo oficial emitido pela Eletrobrás, ele identifica o eletrodoméstico mais eficiente dentro de uma categoria em relação ao uso de energia elétrica. A eleição se baseia no selo de eficiência energética dado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) aos aparelhos. Três em cada quatro brasileiros (75%) o reconhecem, proporção muito acima dos demais selos avaliados.
Outro selo governamental foi o segundo mais citado: o Conpet, reconhecido por 22% das pessoas entrevistadas. Ele também premia o produto mais eficiente de uma categoria em relação ao uso de petróleo e gás natural. Tal como o Procel, também se baseia na etiquetagem do Inmetro.
Na terceira posição está a certificação oficial Produto Orgânico Brasil (14% afirmam conhecer), que garante o cultivo de alimentos sem agrotóxicos ou fertilizantes artificiais. A seguir, aparece mais um selo de eficiência energética, o Energy Star (13%); e o símbolo da ISO 14.001 (12%), que certifica empresas com boas práticas de gestão ambiental e sustentabilidade.
"O ranking de reconhecimento dos selos sugere que o consumidor brasileiro associa a eficiência energética como uma virtude da proteção ambiental", avalia Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis. O gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira, lembra que esse resultado reforça o que já foi identificado na pesquisa semelhante, realizada em 2013 em parceria com o mesmo instituto. "As mensagens que atestam segurança e economia de recurso nos produtos parecem gozar de alguma estabilidade na confiança do consumidor", ressalta.
BAIXA CREDIBILIDADE
Echegaray ressalta que os selos mais populares são os emitidos por entidades normalizadoras isentas e criados para públicos específicos. "A maior força está com selos governamentais e os ligados a ONGs e grupos de produtores, e não aqueles ligados a empresas", destaca.
Tal resultado é coerente e faz ainda mais sentido quando comparado a outro dado da pesquisa: a maioria das pessoas não confia que as empresas comuniquem com honestidade o que fazem em matéria social e ambiental. Somente 37% dos entrevistados acreditam que as empresas estão falando a verdade quanto à sua contribuição socioambiental indicada pelos selos.
Para Oliveira, os resultados da pesquisa dão um recado claro: "A lição que o consumidor tem deixado para empresas e governo é a de que trabalhos contínuos e com método merecem sua confiança, o que pode explicar porque os selos Procel e Conpet estão bem à Fonte: Market Analysis frente dos outros".
ENTENDA OS SELOS
Existem mais de 30 selos ambientais no mercado. Diante de tanta diversidade, fica difícil saber o que significam ou se, de fato, são confiáveis. Por isso, o Idec recomenda que os consumidores prestem atenção no tipo e na origem desses selos, pois muitos deles são "autodeclaratórios", ou seja, não contam com avaliação certificadora. Confira, a seguir, o que significam o principais selos avaliados pela pesquisa da Market Analysis e onde eles costumam aparecer.