Triste fim do carro elétrico, A história do CDC e Horta em casa
DOCUMENTÁRIO
TRISTE FIM DO CARRO ELÉTRICO
Há cerca de 20 anos, os automóveis movidos a energia elétrica eram vistos como grande promessa para reduzir apoluição e a emissão de gases de efeito estufa. Substituir veículos com motor a combustão por modelos elétricos eficientes era questão de tempo, dizia-se. Mas o "sonho" não se concretizou. Afinal, o que aconteceu com essa ideia? Conforme mostra o documentário Quem matou o carro elétrico?, um intrincado jogo de interesses está por trás da ascensão e queda desses veículos nos Estados Unidos.
O filme conta a incrível história de como, no fim dos anos 90, modelos de carros elétricos, embora ainda em fase experimental, já contavam com certa aceitação no mercado e, de uma hora para a outra, foram literalmente retirados de seus donos e destruídos. A proposta do filme é questionar as responsabilidades de cada um dos envolvidos – indústria de petróleo, montadoras, governos e os próprios consumidores – por esse fim "trágico".
DIREÇÃO: CHRIS PAINE / DURAÇÃO: 92 MINUTOS DISPONÍVEL NA NETFLIX E NO YOUTUBE: http://bit.ly/doc-carro-eletrico
DOCUMENTÁRIO
A HISTÓRIA DO CDC
Para comemorar os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), foi lançado este ano o documentário Movimento Consumerista Brasileiro, realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. Com pouco mais de duas horas de duração, o filme remonta todo o processo de evolução dos direitos do consumidor no Brasil, por meio do depoimento de dezenas de pessoas que atuaram e ainda atuam em prol dessa causa. Há entrevistas com juristas, jornalistas, representantes de órgãos governamentais e de movimentos sociais – entre eles, Marilena Lazzarini, fundadora e presidente do Conselho Diretor do Idec. O documentário faz um resgate histórico muito importante para entender a construção e a luta por relações de consumo mais equilibradas no país.
DISPONÍVEL NO YOUTUBE: http://bit.ly/doc-CDC
APLICATIVO
HORTA EM CASA
Se você quer uma horta orgânica em casa, o aplicativo Plantit pode ser uma mão na roda. Ele traz dicas sobre como cultivar cerca de 28 vegetais – de ervas, como hortelã, salsa e manjericão, a alface, berinjela e tomate. Não estranhe: alguns nomes são grafados de forma diferente (brócolos, em vez de brócolis, por exemplo), pois o app é de origem portuguesa. Nele, você encontra as épocas do ano mais indicadas para plantar e colher cada vegetal; a frequência das regas; a exposição solar adequada etc. O aplicativo gratuito também ensina truques simples para controle de pragas e receitas de biofertilizantes caseiros.
ANDROID e IOS