Veja dicas de obras que trazem reflexões sobre o consumo
LIVRO
DIREITO À MORADIA X FINANCEIRIZAÇÃO
Foi lançado em dezembro o novo livro da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, fruto de sua experiência como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU, de 2008 a 2014. Com 424 páginas, Guerra dos Lugares analisa as políticas habitacionais e fundiárias em vários países e o impacto da chamada financeirização das cidades. Numa lógica em que imóveis são vistos como meros ativos financeiros, grande parte da população mundial sofre com falta de lugar digno para morar.
EDITORA BOITEMPO / 424 PÁGINAS / ANO: 2014 / PREÇO: R$ 62
WEBSÉRIE
CRISE HÍDRICA: O RETORNO
O ano de 2015 acabou, mas a falta d'água em São Paulo não. Até meados de dezembro, o sistema Cantareira ainda operava no volume morto. Em 2016, o problema deve continuar, por isso é oportuno relembrar as origens e os desdobramentos da crise hídrica, retratados na websérie Volume Vivo, de Caio Ferraz. O título do primeiro episódio, Negação da Crise, é autoexplicativo: ele rememora o quanto não só a escassez, como também as informações sobre o racionamento foram negadas por razões políticas. Com 18 minutos de duração, traz entrevistas de vários especialistas, entre eles o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira. No segundo episódio, Água de Dentro (29 min.), a série lembra que São Paulo tem água, mas ela está poluída, e aponta críticas à estratégia de buscar água em mananciais cada vez mais distantes para abastecer a metrópole. Um terceiro episódio está em produção e irá abordar o papel da floresta no ciclo da água. A previsão é que seja lançado até maio.
APLICATIVO
CONSUMIDOR.GOV NO BOLSO
Está mais fácil resolver um problema de consumo via internet. Foi lançado em novembro o aplicativo do consumidor.gov.br, plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Assim como na versão web, o app permite que o consumidor registre uma reclamação contra empresas cadastradas, que tem 10 dias para dar resposta. Até o fim do ano passado, 286 empresas haviam aderido ao sistema e o índice médio de solução das queixas era de 80,9%, segundo a Senacon. O app está disponível para Android e, em breve, deve ser lançado também para iOS.