Virando a página
Revista estreia novo projeto gráfico e editorial, com novas seções e mais páginas, e muda periodicidade. Ao mesmo tempo, o Idec amplia comunicação pela internet e cria novos canais de interação com o associado
Faz 25 anos que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi criado. Nesse período, muita coisa mudou no mercado e nas relações de consumo no Brasil e no mundo. Em todos esses anos, o Idec – que começou sua jornada antes mesmo do CDC – vem procurando se adequar às mudanças na sociedade, tanto no que diz respeito a seu papel na defesa dos direitos do consumidor, quanto na maneira de se relacionar com os consumidores em geral e, especialmente, com seus associados.
Esta edição, em que celebramos o aniversário do Código, marca também o início de uma nova fase da ONG. Uma das mudanças você certamente já notou: é na própria revista, que estreia um novo projeto gráfico e editorial. Além de um visual mais leve e colorido, que mudou a "cara" da revista, algumas seções foram reformuladas e outras foram criadas. Além disso, a publicação aumentou um pouco de tamanho, passando de 32 para 36 páginas e, a partir deste mês, terá periodicidade bimestral. Esta edição que você tem nas mãos contempla os meses de setembro e outubro, e o próximo número será entregue em novembro.
A nova periodicidade não significa, porém, que o Idec vai se comunicar menos com o associado. Pelo contrário, a ideia é expandir as formas de comunicação. "Essa mudança é necessária neste momento, mas isso não ocorre só com o Idec. Grandes editoras, jornais e revistas do mundo todo estão passando por transformações. Vamos investir mais na comunicação online, em formatos digitais, como vídeos, e mais informação no site", afirma Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico e de comunicação do Instituto. "A revista continua a cumprir seu papel de trazer uma informação mais analítica e aprofundada", completa.
A coordenadora executiva do Idec, Elici Bueno, destaca que as novidades não se restringem à web. "Outras mudanças estão sendo desenvolvidas com o objetivo de estreitar o relacionamento com os associados e abrir canais para ouvi-los cada vez mais, por meio de pesquisas frequentes e de espaços de convivência", afirma. "O objetivo final é potencializar a missão do Idec de educação para o consumo."
CONTINUE LENDONOVAS SEÇÕES, MESMA QUALIDADE
As mudanças na revista foram desenvolvidas a partir dos resultados da pesquisa feita com os associados em abril. Como eles apontaram satisfação com a publicação (88,3% afirmaram que ela atende às suas expectativas), sobretudo do ponto de vista do conteúdo editorial, muita coisa foi mantida: as seções que, segundo a pesquisa, são mais apreciadas pelos leitores continuam existindo (como Caso Real, Fazendo Justiça, Dúvida Legal e Entrevista); algumas foram reformuladas e outras novas foram criadas, a fim de trazer mais conteúdo, mantendo a qualidade e os valores que os leitores já conhecem. Conheça as principais novidades:
• Dicas e Direitos: nova seção com pílulas sobre direitos do consumidor e notícias recentes da atuação do poder público, como novas leis ou decisões judiciais que impactam a vida do consumidor, na coluna De olho nos Poderes. A seção traz também a reestreia do quadro Por dentro do CDC, cujo objetivo é "desvendar" uma questão específica do Código, atendendo a uma demanda que muitos associados apontaram na pesquisa: ter informações mais detalhadas sobre a lei de defesa do consumidor.
• Consumo & Cultura: esta seção traz dicas de filmes, livros, sites e outras obras culturais que abordam temas relacionados ao consumo e que propõem uma reflexão sobre ele. Ela substitui o Cultura Consumerista, cujo formato era de resenha crítica assinada por um especialista. A ideia agora é apresentar uma sinopse das obras e, ainda, uma dica de aplicativo móvel (para celular e tablet) que seja útil para o dia a dia do consumidor.
• Pelo Mundo: o objetivo da nova seção é dar um panorama dos assuntos que estão sendo tratados mundo afora relacionados aos direitos do consumidor, sejam novas leis e iniciativas governamentais ou pesquisas e campanhas de organizações de defesa do consumidor. A seção tem ainda uma coluna, chamada 360º, com um artigo de um especialista convidado a analisar um tema de interesse global para a defesa do consumidor.
• O que você quer ler? Outra novidade é que, a cada edição, serão apresentados dois temas para o leitor escolher qual deles gostaria de ler na revista. A votação ocorrerá pela internet. O assunto vencedor será apurado e retratado em uma reportagem nas próximas edições. Essa iniciativa também busca atender à reivindicação dos associados de ter mais espaço para participação na publicação. A interação, é claro, não se limita a essa seção. Os leitores podem enviar sua opinião sobre o conteúdo das matérias, além de sugestões, pelos canais de relacionamento (de preferência, pelo e-mail revista@idec.org.br) e pelas redes sociais do Idec.
CONTINUE LENDOMAIS NOVIDADES
O investimento nas plataformas digitais é um processo de longo prazo, mas algumas novidades já começaram a ser implementadas e outras estão por vir. "Muita coisa está sendo desenvolvida para potencializar o uso da internet como ferramenta de atuação do Idec para orientar mais e melhor o consumidor", afirma Ricardo Abiz, assessor de marketing da ONG. Conheça algumas:
• Idec bate-papo: transmissão ao vivo pela internet de vídeos com os especialistas do Idec e convidados sobre temas de interesse do consumidor. A melhor parte é que a plataforma permite interação com o público, que pode enviar perguntas ou comentários na hora! Os associados têm ainda uma vantagem especial: se perderem a transmissão ao vivo, poderão acessar o conteúdo gravado depois.
Duas transmissões já aconteceram: a primeira foi sobre planos de saúde, no fim de julho, em que a advogada do Idec Joana Cruz falou sobre a pesquisa que constatou a baixa oferta de planos individuais, sobre o cenário de regulação e outros problemas do setor de saúde suplementar. A segunda foi sobre telefonia e internet móvel, no fim de agosto, com a pesquisadora do Idec Cristiana Gonzales e a advogada Veridiana Alimonti, especialista em telecomunicações.
A ferramenta utilizada para a transmissão online está disponível tanto para computador quanto para dispositivos móveis (celular e tablet). Confira, na contracapa, o tema das próximas transmissões.
• Comitê de associados: outra novidade é a criação de um comitê de associados para ser uma espécie de "ouvidoria" do Idec. A ideia é realizar reuniões mensais com um grupo de até dez associados para ouvir o que eles esperam da organização, como podem contribuir etc. O objetivo é que o grupo seja rotativo, de modo a permitir a participação de várias pessoas.
Os interessados em participar do comitê podem entrar em contato pelo e-mail comite@idec.org.br e colocar o nome na lista. O primeiro grupo vai se reunir ainda em setembro, na sede do Idec, em São Paulo (SP). Associados de outras cidades também podem se inscrever e participar via internet.
• Pesquisas: assim como as mudanças na revista foram pautadas nos resultados da pesquisa sobre ela, o Idec pretende utilizar esse recurso com mais frequência para conhecer melhor os interesses e o perfil do associado. Em breve, uma outra pesquisa será aberta com esse objetivo. "Os associados são a base de sustentação do Idec. Por isso, todas as mudanças visam a aproximar ainda mais a nossa atuação daqueles que nos apoiam", conclui Elici Bueno.
• Idec TV: em breve, todos os conteúdos em vídeo serão reunidos em um único lugar: o Idec TV. O canal trará cursos e palestras gravadas, pílulas com dicas dos especialistas do Idec e também novas seções com a participação do associado: as seções Caso Real e Eu Apoio o Idec, que você já conhece da revista, também estarão disponíveis em vídeo. "O objetivo é dar voz ao consumidor", diz Abiz. Ele pontua que pesquisas mostram que os internautas preferem assistir a vídeos curtos a ler, por isso a ideia é investir cada vez mais nesse formato para disseminar informação e orientação ao consumidor.