O que você sabe sobre o que come?
por CAMILA MARANHA*
Hoje em dia, uma vasta gama de informações sobre alimentação saudável está disponível na internet. Destaca-se nesse mar de opções o canal Do campo à mesa, que aborda o tema por meio de vídeos, com duração média de cinco minutos, carregados de informação qualificada e útil. "Quantos morangos tem um iogurte de morango?", "Comida de criança ou publicidade abusiva?" e "De onde vem o leite?" são alguns dos títulos sugestivos encontrados.
Criado em julho de 2013, o canal tem o intuito de "mostrar às pessoas que há um universo de coisas que não sabemos sobre os alimentos que consumimos", segundo o texto de apresentação do blog. Ou seja, a proposta é não apenas responder a dúvidas que surgem sobre as escolhas alimentares, mas também aumentar a capacidade crítica frente a essas escolhas.
Nos vídeos, a apresentadora e idealizadora do projeto, Francine Lima, jornalista com mestrado pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre rótulos de alimentos, leis em vigor, o processamento de produtos alimentícios e os caminhos percorridos pelos alimentos até chegarem à nossa mesa. Ela desmascara, assim, estratégias de marketing usadas pelas grandes empresas de alimentos que tanto confundem como enganam os consumidores.
Com um toque de humor e uma pitada de curiosidade, a receita utilizada em Do campo à mesa parece estar dando certo: no Youtube, o canal já tem 69 mil inscrições, e no Facebook são quase 34 mil curtidas.
Esse grande número de seguidores provavelmente também é fruto da abertura do canal a sugestões sobre temas a serem tratados, da linguagem simples e atrativa e da abordagem de assuntos bastante atuais. A exemplo disso, já se pode acessar lá um vídeo sobre o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, recém-lançado pelo Ministério da Saúde. A interação com os seguidores não para por aí: desenvolvido por meio de jornalismo independente, o canal conta ainda com doações voluntárias para o desenvolvimento do trabalho.
Vale a pena acompanhar o conteúdo do canal e se questionar: o que você sabe sobre o que come?
*Nutricionista, doutoranda do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Faz parte da Frente pela Regulação da Relação Público Privado em Alimentação e Nutrição