Quem realmente manda nas empresas?
Título: Eles mandam
Realização: Repórter Brasilr
Apoio: Fundação Friedrich Ebert
Endereço: http://reporterbrasil.org.br/elesmandam
por MARQUES CASARA*
Entender como grandes empresas se conectam entre si é uma tarefa complexa. Para nós, consumidores, a questão ainda é nebulosa. É inevitável se perguntar: o que eu tenho a ver com os laços firmados entre empresas? Ora, temos tudo a ver com o que acontece nos bastidores do universo corporativo – essa parte da economia que pouco aparece na televisão e nos jornais.
Somos diretamente impactados pelas redes empresariais, que ditam as regras do jogo: elas estabelecem o preço de produtos, criam cartéis, decidem quais políticos serão apoiados, criam vínculos com estatais etc.
Para compreender o impacto que essas relações podem provocar, o primeiro passo é se informar. Para isso, é possível acessar uma interessante plataforma, criada para revelar os laços entre empresas e as ligações entre as pessoas que estão no comando desses negócios. O nome da plataforma é Eles Mandam, uma iniciativa da ONG Repórter Brasil com o apoio da Fundação Friedrich Ebert.
Comece digitando o nome de um empresário ou de uma empresa. A partir daí, verifique quais conexões existem entre organizações ou entre organizações e pessoas. Por exemplo: digite "Itaú". Depois, clique no nome do banco e escolha "expandir empresas". Depois, digite "Bradesco" e repita a operação. Você verá que esses dois bancos, aparentemente concorrentes, estão muito mais próximos do que se imagina.
Não é mais possível acreditar que uma empresa é apenas uma marca estampada. Empresas, hoje, são grupos que se ligam e controlam a economia, em complexas redes de interesses. Por isso, Eles mandam é uma ferramenta útil para ajudar o consumidor a tirar a venda dos olhos e começar a enxergar o impacto que essas relações podem ter sobre a sua vida.
*É jornalista e diretor da Papel Social Comunicação. Desde 2002, dedica-se a pesquisar os impactos socioambientais das cadeias produtivas empresariais