Para brincar com segurança
Título: série Faça Certo - Segurança em brinquedos
Formato: vídeo
Produção: TV Inmetro (canal oficial no YouTube)
Onde encontrar: http://goo.gl/4s7n8
por SYNÉSIO BATISTA DA COSTA*
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) disponibiliza em seu canal no YouTube a série 'Faça Certo', com vídeos informativos sobre os cuidados que devem ser tomados na utilização de produtos voltados ao universo infantil e a conscientização dos pais para a compra de produtos certificados. O último vídeo da série fala sobre segurança em brinquedos e aborda pontos importantes a serem considerados no momento da aquisição do produto.
Neste vídeo, os entrevistados e as crianças falam sobre a importância de verificar a indicação de idade a qual o brinquedo se destina, e explicam que essa informação, além de levar em conta as habilidades necessárias que a criança deve ter para a utilização correta do produto, também considera os ensaios que serão realizados para a certificação. Por exemplo, para brinquedos destinados a menores de 3 anos, por ser uma fase em que a criança leva tudo à boca, os ensaios são mais críticos.
Os entrevistados destacam a necessidade da supervisão de um adulto desde a abertura da embalagem e o acompanhamento na montagem e durante a brincadeira, pa- ra evitar acidentes com os grampos e sacos plásticos por utilização indevida da criança. É importante ressaltar que devem ser seguidas todas as orientações do fabricante impressas na embalagem e manual de instruções.
O vídeo também esclarece a questão dos brinquedos adquiridos no mercado informal. Esses produtos não passam pelo processo de certificação, que é realizado por organismo e laboratório acreditados pelo Inmetro.
Nesse processo, os produtos são avaliados de acordo com as normas vigentes em parâmetros físicos (analisam se o produto deixa partes pequenas que podem ser engolidas, pontas agudas ou rebarbas que podem ocasionar ferimentos) e toxicológicos (verificam o teor de substâncias proibidas por causarem danos à saúde presentes nas tintas utilizadas na fabricação).
O selo do organismo de certificação e do Inmetro é a garantia de que o produto está de acordo com requisitos de segurança. Seguir todas essas indicações e ter o acompanhamento de um adulto em todas as etapas da brincadeira são fatores que podem diminuir o risco de acidentes relacionados a brinquedos. *Economista e presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos)