Como melhorar o relacionamento com o seu banco
Título: Case com seu banco com separação de bens – como não pagar tarifas e negociar empréstimos e aplicações
Autor: Humberto Veiga
Editora: Saraiva
Ano: 2012
Páginas: 200
Onde encontrar: Em livrarias
por JOSÉ GILBERTO TRUSCHI*
O objetivo do livro Case com seu banco com separação de bens – como não pagar tarifas e negociar empréstimos e aplicações, de Humberto Veiga, é mostrar ao consumidor como tornar o relacionamento com o seu banco o mais proveitoso e pacífico possível.
Entre tantas dicas, o autor alerta para a necessidade de se conhecer as características dos produtos ofertados pelas instituições financeiras, como, por exemplo, empréstimos e investimentos. Ele descreve esses produtos, dá exemplos, cita as normas do setor e fornece o endereço do site e o telefone dos órgãos nos quais o consumidor pode reclamar.
Humberto Veiga trabalhou muitos anos no setor financeiro e, hoje, realiza palestras sobre o tema, o que consolida e fortifica suas ideias e opiniões. Ele é bastante crítico em suas avaliações, posicionando-se abertamente do lado do consumidor – a parte mais fraca da relação –, já que a meta dos bancos é ganhar (muito) dinheiro e eles estão bem preparados para isso.
Essa obra foi lançada num momento oportuno, em que há uma preocupação com a educação financeira dos cidadãos brasileiros. Há diversas ações (do Banco Central, de organismos internacionais, de sindicatos etc.) focadas em ensinar os consumidores a administrar suas finanças adequadamente. Essas ações devem ser fortemente incentivadas, e esse livro pode ser uma excelente ferramenta para isso.
O AUTOR É BASTANTE CRÍTICO EM SUAS AVALIAÇÕES, POSICIONANDO-SE DO LADO DO CONSUMIDOR, A PARTE MAIS FRACA DA RELAÇÃO
*Economista e membro do Sindicato dos Economistas de São Paulo (SindeconSP)