Chuveiro, o vilão do banheiro
Na última parte do levantamento sobre consumo energético, que começou a ser publicado na edição de fevereiro, informamos quanto o chuveiro, o secador de cabelo e a chapinha gastam de energia por mês
Chuveiro*
Quem gosta de tomar banho com água bem quente precisa saber que chuveiros mais potentes gastam mais energia elétrica. Por isso, na hora de comprar um chuveiro, não basta escolher um modelo com etiqueta de eficiência energética “A” ou “B”, é preciso considerar a região do país em que se vive. Por exemplo, quem mora em uma área mais friaprecisa de um chuveiro que esquente mais a água. Para isso, ele precisa ter maior potência (consequentemente, teráclassificação, no mínimo, “C” quanto ao consumo de energia).
- Modelo de 4.500 W
Gasto médio: 72 kWh/mês
- Modelo de 5.500 W
Gasto médio: 88 kWh/mês
Todos os 263 chuveiros avaliados pelo Inmetro até junho de 2011 têm nível de eficiência energética superior a 95%, o que significa que esquentam a água sem desperdiçar energia na forma de calor para o ambiente
Apesar de gastar energia, o chuveiro elétrico ainda é a opção mais econômica na hora do banho. Um estudo publicado pelo Centro Internacional de Referência em Reuso de Água, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que a economia de água compensa a eletricidade consumida. Em três meses, os voluntários que usaram os chuveiros elétricos no banheiro-laboratório montado pela USP gastaram em média quatro litros de água por minuto, valor bem menor que nos sistemas movidos a aquecedor elétrico central, o chamado boiler (com o qual os voluntários gastaram 8,4 litros por minuto), ou nos modelos movidos a gás (com o qual o consumo de água chegou a 9,1 litros por minuto).
Chapinha
Gasto médio: 0,3 kWh/mês (considerando uso por 10 horas por mês)
Secador de cabelo com potência de 1.000 W
Gasto médio: 5,2 kWh/mês (considerando uso por 4 horas por mês)
Atenção! Os secadores de cabelo e as chapinhas ainda não possuem a etiqueta do PBE, que os classifica de acordo com o consumo de energia, mas são avaliados segundo outros critérios, como segurança e ruído (o selo Ruído é concedido pelo Inmetro em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis — Ibama).
Torneira elétrica com potência de 3.250 W
Gasto médio: 48,75 kWh/mês (considerando uso por 30 minutos diários)Fonte: Eletrobrás Procure
SAIBA MAIS
- Reportagem “Quanto você gasta com energia elétrica?” (ediçãono 173 http://goo.gl/ddzie)
- Reportagem “Mocinhos ou vilões?” (edição no 174 http://goo.gl/BtnKl)
O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), tem como objetivo informar ao consumidor se os aparelhos eletroeletrônicos consomem muita ou pouca energia. Os produtos avaliados recebem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que os classifica de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente). No caso dos chuveiros, a classificação vai até “G”.
Já o selo Procel, da Eletrobras, somente é concedido aos aparelhos com Ence “nota A”.