Apelos "invisíveis"
Resultado prévio da pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Market Analysis em parceria com o Idec mostra que, na região Sudeste, somente metade dos consumidores nota a presença de selos, símbolos e certificados nos produtos que compra.
Você já reparou que alguns produtos apresentam na embalagem selos, símbolos ou frases que destacam que eles preservam o meio ambiente, são vinculados a ações sociais, são econômicos ou saudáveis? A margarina que faz bem para o coração, o creme hidratante produzido com matéria-prima amazônica que ajuda comunidades ribeirinhas e o papel com certificado que atesta que ele não foi feito com madeira de área desmatada irregularmente são alguns exemplos desses apelos. Mas, embora existam aos montes, em artigos de diversas categorias, apenas metade (51%) dos consumidores da região Sudeste se lembra de já tê-los visto. É o que revela o resultado prévio de uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Market Analysis em parceria com o Idec. O objetivo era sondar a percepção e a compreensão dos consumidores a respeito dessas indicações.
O levantamento foi realizado entre janeiro e fevereiro deste ano por meio de entrevistas com 900 pessoas de 18 a 69 anos, residentes em 11 capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM) e Belém (PA). Os dados divulgados nesta página contemplam apenas as três cidades da região Sudeste analisadas, onde 500 pessoas foram ouvidas, e somente duas questões: se o entrevistado já havia percebido a presença desses apelos; e em que tipo de produto se lembrava de ter visto.
Na pesquisa completa, que será divulgada no portal do Idec www.idec.org.br próximo ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março), há perguntas sobre o entendimento dos consumidores a respeito dessas indicações, o quanto eles confiam nos selos e qual a influência deles na hora de escolher um produto.