"Novo" estilo de vida
Título: Como viver em São Paulo sem carro
Idealizador: Alexandre Lafer Frankel
Autor: Leão Serva
Editora: Neotrópica
Ano: 2012
Páginas: 80
Preço: R$ 31,90
Onde encontrar: Em livrarias
por LINCOLN PAIVA*
O livro apresenta, em 80 páginas, histórias de ilustres personagens (jornalistas, artistas, cineastas e escritores) que decidiram experimentar um novo estilo de vida em São Paulo, estilo esse já não tão novo assim em muitas cidades desenvolvidas: usar outros meios de transporte que não o automóvel para se locomover. O que levou essas pessoas a tomar essa decisão foram os recorrentes congestionamentos de carros na capital paulista, que "roubam" o tempo valioso de quem não tem tempo para jogar fora.
Ao andar a pé, de bicicleta ou de transporte público, esses cidadãos acabam descobrindo outra cidade, mais humana, vibrante e divertida e, não por acaso, "matéria-prima" para o seu trabalho. Vale notar que todos os personagens moram em bairros da classe A/B, onde é mais fácil andar a pé ou usar o metrô. Outro ponto comum entre eles é que ninguém decidiu reduzir o uso do automóvel para preservar o meio ambiente, mas para fugir dos terríveis engarrafamentos.
O idealizador da obra [que é proprietário de uma incorporadora especializada em apartamentos pequenos e próximos a estações de metrô] defende o conceito de cidade compacta e a importância de se morar próximo ao local de trabalho, mas não aborda a situação dos 34% da população que andam a pé por motivos econômicos e devido ao déficit dos transportes públicos.
O livro afirma também que os congestionamentos afetam pobres e ricos, mas divulga apenas as experiências dos mais privilegiados. Ainda assim, vale a pena ler a obra, que pode ser deixada no porta-luvas do carro para ser devorada num dia de trânsito caótico (eu levei menos de 30 minutos). De repente, você se inspira a adotar um meio de deslocamento mais sustentável.
*Presidente do Instituto Mobilidade Verde http://institutomobilidadeverde.wordpress.com