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Consumismo infantil X Sustentabilidade

IMAGEM DE DESTAQUE
Título: Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade
Realização: Ministério do Meio Ambiente
Colaboração: Instituto Alana
Ano: 2012
Páginas: 9
Onde encontrar: download gratuito em http://goo.gl/NiowJ

por MARIANA SÁ*

Elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente com a colaboração do Instituto Alana, a cartilha Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade adverte para a relação entre o consumismo e a sustentabilidade, e para a necessidade de educarmos as crianças para o consumo responsável. Algo muito diferente do que tem acontecido atualmente, quando, antes mesmo de passarem por uma formação para a cidadania, as crianças, que ainda não têm capacidade crítica e de reflexão, são treinadas a consumir de maneira intensa.

A cartilha coloca em discussão o que precisa ser feito por diversos atores (pais e responsáveis, educadores e cuidadores, empresas e organizações sociais e, claro, o Estado), para que as crianças aprendam a consumir conscientemente, resistindo aos esforços do departamento de marketing das empresas, que dirigem mensagens sedutoras a elas, não só com o objetivo de que desejem seus produtos, mas de que convençam os pais a comprá-los.

A CARTILHA DISCUTE O QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM A CONSUMIR CONSCIENTEMENTE

Assim como muitas entidades de proteção à infância, o Ministério do Meio Ambiente defende, nesse material didático, que as crianças com menos de 12 anos sejam protegidas de apelos mercadológicos e consumistas, e que os adultos as ensinem a lidar com a questão do consumo. São sugeridas formas de se abordar o tema com crianças de nove e dez anos de idade: falando do cuidado com o planeta de forma a instigá-las a pensar em alternativas sustentáveis para se divertir, incentivando doações e trocas de brinquedos, levando-as a refletir sobre a real necessidade de novos objetos, além de ensiná-las a dar destino correto às embalagens.

O Movimento Infância Livre de Consumismo, do qual sou cofundadora, concorda com a "tese" defendida pelo Ministério. Esse movimento é composto por mães e pais que utilizam as redes sociais para compartilhar informações e reflexões sobre a necessidade de regulação para a publicidade infantil.

*Publicitária, mestra em políticas públicas e cofundadora do movimento Infância Livre de Consumismo http://infancialivredeconsumismo.com


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