Hora de agir. Mas como?
Título: A história da mudança
Título original: The Story of Change
Gênero: Documentário
Escrito por: Annie Leonard, Jonah Sachs e Louis Fox
Produção: Free Range Studios
Direção: Louis Fox
Ano: 2012
Duração: 6 min 30
Onde encontrar: http://goo.gl/pq6G0 (em inglês) e http://goo.gl/3W4SA(legendado)
por LORENZO ALDÉ*
Lançado em 2007 na internet, o vídeo A história das coisas (The Story of Stuff) virou fenômeno. Em 21 minutos, a ambientalista Annie Leonard apresenta um panorama sintético, mas bastante completo, da cadeia de atividades que movem o capitalismo mundial, e dos seus prejuízos à saúde humana e ambiental. Boa parte do impacto do documentário deve-se ao seu formato: enquanto a especialista desfia uma avalanche de informações relevantes em linguagem coloquial, a animação, com desenhos e gráficos de traços infantis e bem humorados, contrabalanceia a dureza das críticas.
O filme virou livro, lançado pela Editora Zahar em 2010, e deu origem a uma fundação para tocar um projeto permanente. Como em time que está ganhando não se mexe, foram produzidos novos vídeos fiéis à receita original: muita informação, Annie Leonard como apresentadora e animações espertas. O mais recente é A história da mudança (The Story of Change) – a versão disponível no Youtube com legenda em português contém erros de tradução e grafia (alguém se voluntaria a providenciar uma versão dublada?).
Diferentemente dos anteriores, o foco agora não são as contradições e injustiças do sistema, mas o que fazer para transformá-lo. Leonard apresenta o popular slogan "Seja verde" só para ultrapassá-lo, ou seja, é legal ser um consumidor consciente e reciclar seu lixo, mas não é o bastante. Como mudar as regras do jogo? Exemplos históricos – como Gandhi e Martin Luther King – apontam para um modelo "simples": grandes ideias + comprometimento coletivo + ação. Segundo o filme, já contamos com os dois primeiros quesitos. Agora só falta colocarmos nossos talentos individuais à disposição do ativismo. No site
Certamente, é mais fácil criticar o sistema do que saber como agir para mudá-lo (caso contrário, já teríamos conseguido). Ainda assim, o novo vídeo pode ser um bom começo. Como ele se autointitula a "temporada 2" de A história das coisas, pode-se acreditar que virão outros aprofundando as práticas de ativismo e a questão da mobilização. Eles serão bem-vindos.
*Jornalista, professor da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia e membro da Escola de Ativismo www.ativismo.org.br