Segurança para as crianças
por LIA GONSALES*
Título:Série Faça Certo (Dispositivo de retenção infantil/cadeirinha de bebê e berço)
Realização:Inmetro
Onde encontrar: http://goo.gl/QOy9P e http://goo.gl/xhHA8
Recentemente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou em seu canal oficial no Youtube, a série Faça Certo, com o objetivo de ensinar aos pais alguns cuidados que devem ser tomados para se evitar acidentes com crianças. Por enquanto, estão disponíveis dois vídeos bastante informativos: um sobre cadeirinhas infantis usadas no carro (o nome tecnicamente correto é dispositivo de retenção infantil) e outro sobre berços.
O primeiro vídeo explica por que os dispositivos que garantem a segurança dos pequenos em automóveis são imprescindíveis; ele mostra, de maneira bem didática, como o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação protegem a criança em caso de colisão. Pesquisas indicam que 90% das mortes de crianças em acidentes de carro poderiam ter sido evitadas se houvesse adoção de medidas seguras, difusão de informação e leis específicas. Os entrevistados recomendam, com linguagem descomplicada, que as famílias sejam atenciosas no momento da escolha do dispositivo, e ressaltam a importância de se levar em consideração aspectos como o peso e a altura da criança, além do teste do produto na loja.
No vídeo sobre berços, o Inmetro informa aos consumidores que esse produto é regulamentado e certificado pelo órgão (os berços devem apresentar um selo de certificação obrigatório) e os prazos para que fabricantes e/ou importadores se adequem às regras. O vídeo recomenda aos pais ou responsáveis pela criança que fiquem atentos na hora da compra, além de dar dicas para a instalação e o uso do móvel em casa, a fim de evitar acidentes. Os dois vídeos são de grande serventia, pois incentivam pais e responsáveis a priorizarem o bem-estar e a segurança da criança, que é incapaz de se proteger sozinha.
*Psicóloga, mestre em Educação e professora universitária. É coordenadora de mobilização da Ong Criança Segura