Sem padrão
O resultado de uma enquete disponibilizada pelo Idec em seu site entre o fim de fevereiro e o início de março, indica que grande parte dos consumidores não sabe o significado da numeração. Dos 1.837 internautas que votaram, 20% acreditam que a numeração corresponde ao peso/quantidade de chocolate do ovo; 11% pensam que o número não significa nada; e 18% afirmam que não sabem ou nunca pensaram no assunto. "Somadas essas respostas, vemos que 49% dos participantes não sabem exatamente para que serve o número ou acham, incorretamente, que é a quantidade de chocolate", aponta Karina.
A maioria (51%), porém, acha que o número indica o "tamanho" do ovo de Páscoa. A resposta está em parte correta, pois, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a numeração corresponde à altura do produto. "Um ovo número 9 é produzido em uma fôrma de nove centímetros [de comprimento], e assim sucessivamente", explica Getúlio Ursulino Neto, presidente da Abicab. Mas não se sabe se os internautas que responderam que o número indica o tamanho realmente sabem que só a altura é levada em conta, e não o diâmetro do ovo e muito menos a espessura do chocolate. Para piorar, existem "ovos" com formato diferenciado, como o Batom, da Garoto, que sequer é oval, mas um bastão. Como comparar seu tamanho com o dos demais?
O Idec acredita que o número deveria se basear na quantidade de chocolate dos ovos. "Essa padronização facilitaria muito a informação ao consumidor. Além disso, tornaria muito mais prática a comparação de preços entre os produtos", destaca Karina. Questionamos o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sobre a viabilidade de estabelecer um padrão à numeração dos ovos, mas o órgão afirmou que não é sua competência fazer tal exigência às empresas. "O papel do Inmetro é quanto ao peso declarado, que deve cumprir os requisitos previstos nos regulamentos", alega Luiz Carlos Gomes, diretor de Metrologia Legal do órgão.
As empresas também não parecem dispostas a mudar voluntariamente, como deixa claro o presidente da Abicab. "O consumidor não é prejudicado [com o atual critério de numeração], pois todos os ovos indicam o peso na embalagem." Assim, a quem vai comprar ovos nesta Páscoa resta ficar atento e desconfiar da relação entre número e a quantidade de chocolate.
Para saber se a classificação numérica dos ovos de Páscoa corresponde ao peso do produto, o Idec pesquisou as informações de dois ovos ao leite das três principais marcas do mercado: Garoto (Batom e Clássicos), Lacta (Ao leite e Grandes Sucessos) e Nestlé (Classic e Especialidades). Os dados foram obtidos no site das empresas, visitados em 5 de março, e verificados em supermercados da capital paulista. O levantamento considerou as numerações mais consumidas: 12, 15, 20 e 21.
Os fabricantes foram contatados pela equipe da Revista do Idec, para prestarem esclarecimentos, mas preferiram que a associação do setor — a Abicab — se pronunciasse em nome de todos.
O Idec vai enviar ao Inmetro e à Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) os resultados do levantamento e convidá-los para um debate.
Levantamento do Idec constata que ovos de Páscoa de mesma numeração têm quantidades diferentes de chocolate. Variação de uma marca para outra chega a 25%
Você sabe o que significa o número impresso nas embalagens de ovos de Páscoa? A resposta é: nada. Pelo menos na prática. O Idec fez um levantamento com ovos ao leite das três principais marcas de chocolate do mercado (Garoto, Lacta e Nestlé) e constatou que a numeração não segue padrão: produtos com o mesmo número têm quantidades de chocolate diferentes, de acordo com a marca, e em alguns casos, até quando são do mesmo fabricante.
A maior variação foi verificada nos chocolates de número 20, cujo menor peso entre os pesquisados é 300 g (Batom, da Garoto) e o maior, 375 g (Especialidades, da Nestlé), uma diferença de 25%. Os ovos de número 15 também apresentam pesos significativamente diversos; enquanto o Classic, da Nestlé, tem 240 g, o Ao Leite, da Lacta, tem apenas 196 g, o que significa 22,45% menos chocolate. A situação se inverte quando se comparam os produtos de número 12: o Classic é o menor, com 100 g, e o Ao Leite o maior, com 120 g (20% mais chocolate). Já os ovos 21 apresentam diferença bem menor: apenas 4,27%. O da Nestlé pesa 500 g, o da Lacta é 20 g mais leve.
A ausência de padronização dentro da própria marca fica clara no caso da Nestlé, em que dois ovos de número 15 têm pesos diferentes: o Especialidades tem 215 g, e o Classic, 240 g, uma variação de 11%. Na mesma numeração, os ovos da Garoto também apresentam quantidades distintas de chocolate, embora a diferença seja mais tímida: enquanto o Batom tem 210 g, o Clássicos Garoto tem 215 g. Veja na tabela à página 23 as variações encontradas.
Para o Idec, a diferença de peso de ovos com o mesmo número pode confundir o consumidor. "Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são", destaca Karina Alfano, gerente de relacionamento do Instituto.