Em defesa da vida
Título: Agrotóxicos no Brasil – um guia para ação em defesa da vida
Autora: Flavia Londres
Ano: 2011
Páginas: 189
Onde encontrar: a versão eletrônica está disponível emhttp://goo.gl/MFkSI
por LETÍCIA RODRIGUES DA SILVA*
O livro Agrotóxicos no Brasil – um guia para ação em defesa da vida, de Flavia Londres, alerta para um perigo invisível ao qual todos nós estamos expostos: os agrotóxicos. A obra é fruto de um trabalho meticuloso de garimpagem, que uniu os fragmentos da história dos agrotóxicos no Brasil à repercussão da contaminação de trabalhadores rurais, pessoas que vivem próximo a fazendas que usam agrotóxicos e em cidades cercadas por áreas rurais, e consumidores em geral.
Desde 2008, o Brasil é o maior mercado mundial de agrotóxicos, posição até então ocupada pelos Estados Unidos. Em 2010, foram comercializados por aqui US$ 7,3 bilhões em agrotóxicos para uso agrícola – inclusive pesticidas de uso doméstico –, enquanto os EUA consumiram US$ 6,6 bilhões. Mais de 1 milhão de toneladas de produtos foram utilizados nas terras agricultáveis de nosso país.
O LIVRO DE FLAVIA LONDRES É UMA BOA FORMA DE SE MANTER INFORMADO SOBRE O PERIGO DOS AGROTÓXICOS
De difícil mensuração, os riscos e danos causados ao meio ambiente e à saúde humana são invisíveis (mesmo em laboratórios, os metabólitos e produtos de degradação de alguns agrotóxicos são de difícil detecção); não geográficos, pois podem causar danos em lugares distantes daqueles em que foram aplicados; e atemporais, já que os danos podem aparecer muito tempo após a exposição contínua em baixas doses ou exposição única em dose elevada, manifestando-se como câncer, malformação em fetos ou embriões, desregulação hormonal, efeitos neuropsiquiátricos, entre outros.
Diante da presença constante de agrotóxicos e de seus resíduos em alimentos e na água, como demonstram dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é de suma importância que a sociedade conheça os riscos aos quais está exposta. E o livro de Flavia Londres é uma boa forma de se manter informado a esse respeito. Além de fazer o resgate histórico da legislação e do uso desses produtos no Brasil, e de mostrar com propriedade científica indiscutível dados alarmantes sobre contaminações, a obra também indica onde o cidadão pode denunciar o uso de agrotóxicos, mostra boas experiências de controle dessa substância e aponta saídas. Enfim, é um manual (ou um guia, como diz o título) de fácil leitura e vasta fundamentação técnica que ajudará os cidadãos a se apropriarem desse assunto tão importante.
*Gerente de Normatização e Avaliação da Anvisa, é formada em Direito com especialização em Toxicologia e Saúde Pública