Notícias curtas de interesse do consumidor
TRANSGÊNICOS – Pelo direito à informação
Com a aprovação, em dezembro do ano passado, da Lei no 14.274 - de autoria da deputada Maria Lúcia Prandi (PT/SP) - pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o setor de alimentos paulista terá de se adaptar às novas regras, que incluem:as embalagens dos produtos vendidos a granel ou in natura informem a presença de organismos geneticamente modificados (OGMs) por meio das frases: "(nome do produto) transgênico", "contém (nome do ingrediente) transgênico(s)" e "produto produzido a partir de (nome do produto) transgênico".
FAST FOOD – McDonald´s é multado
O Ministério Público do Trabalho (MPT) multou, em janeiro, a rede de fast-food McDonald´s em R$ 13,2 milhões por descumprir acordos trabalhistas - R$ 11,7 milhões deverão ser destinados à promoção de campanhas publicitárias contra o trabalho infantil nos próximos nove anos.
BANCOS – Procon fecha agência do Banco do Brasil em Florianópolis
A agência do Banco do Brasil localizada na rua Nereu Ramos, no centro de Florianópolis (SC), ficou dois dias fechada no mês passado (de 14 a 16). O motivo? Descumprimento da Lei Municipal no 699/2002, que determina que o consumidor deve ser atendido em no máximo 20 minutos.
MEDICAMENTOS – Cinco novos genéricos no mercado
Cinco novos medicamentos genéricos foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): dacarbazina, usado contra o câncer; entacapona, utilizado no tratamento do mal de Parkinson; rosuvastina cálcica, empregado para diminuir o colesterol e os riscos cardiovasculares; quetiapina, para casos de esquizofrenia crônica, e tenofovir, para aids e hepatite B.
RESPONSABILIDADE SOCIAL – Irregularidades na Apple
Noventa e uma crianças foram encontradas trabalhando para dez fornecedores da Apple em 2010. O número é nove vezes maior que o do ano anterior, quando foram descobertas 11 crianças em três fábricas. Essa informação consta do relatório anual da empresa norte-americana sobre responsabilidade social - que informa as condições de trabalho dos funcionários das fábricas da empresa. Foram auditadas 127 fábricas, a maioria delas pela primeira vez.
AUTOMÓVEIS – Demora em recall gera multas
Recall é coisa séria. Mas algumas empresas ignoram sua importância. A montadora Toyota e o grupo Caoa - distribuidor do modelo japonês Subaru no Brasil - são exemplos disso. Eles foram multados pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, devido à demora excessiva na realização de recall.
CIGARRO – Regras mais duras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende criar regras mais rigorosas para a comercialização, a embalagem e os materiais de propaganda de cigarros, charutos, cigarrilhas, cigarros de palha e fumo para narguilé (espécie de cachimbo de origem árabe, no qual a fumaça passa pela água antes de chegar ao fumante). Entre as propostas da agência estão a proibição de se expor maços de cigarros nos postos de venda, como caixas de padaria ou de supermercado.
METRÔ – Denúncia via SMS
Desde 26 de janeiro o usuário de metrô em São Paulo pode denunciar, por meio de mensagem de texto (SMS), qualquer tipo de irregularidade relacionada à segurança pública nos trens e nas estações, além de comércio irregular e vandalismo, por exemplo. O número do SMS Denúncia, que funciona 24 horas, é (11) 7333-2252.
COMBUSTÍVEL – Em busca de um preço mais em conta
Encontrar um posto de gasolina com preços camaradas ficou mais fácil para quem tem internet. O serviço é prestado pelo site www.meucombustivel.com.br, criado pelo administrador de rede Jeferson da Luz. Ele informa o preço do álcool, da gasolina, do diesel e do gás natural em 17 mil postos espalhados por 555 cidades do país. As informações, atualizadas todas as semanas (geralmente às sextas- -feiras) e integradas aos mapas do Google são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).