Notícias curtas de interesse do consumidor
Mais barato, mas ilegal
O seguro apagão é cobrado mensalmente nas contas de luz , com a denominação ECE (Encargo de Capacidade Emergencial). O imposto é utilizado para pagar o aluguel de usinas de energia termelétricas para que fiquem a disposição. O ECE será reduzido neste ano, mas para o Idec continua sendo ilegal.
Um estado de SE a menos por ano
O IBGE (Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma pesquisa que revelou os números de devastamento da Amazônia Legal. Todos os anos a floresta perde cerca de 20 a 25 mil quilômetros quadrados, o que equivale ao estado do Sergipe
Idec pede proibição de agrotóxico
O Idec está novamente solicitando à Anvisa e aos ministérios envolvidos que avaliem a proibição da substância pentaclorofenol no País. A substância é cancerígena e está sendo utilizada como "cama de aviário" na produção de aves, especificadamente fungos.
Mulheres e o consumo em debate
Uma oficina regional da Unesco em Santiago provoveu um debate sobgre o consumo e a mulher. No evento ficou claro que os consumidores estão frente a novas tentativas que manipulam a mudanças culturais positivas para fins comerciais.
Idec ajuíza contra Itaú segundo lote de execução
Após a execução do primeiro lote do qual participaram 66 associados que somavam mais de quatro milhões de reais, em outubro o Idec iniciou a execução do segundo lote. Participam agora 678 conbsumidores somando aproximadamente 25 milhoes de reais.
Flutamida é risco para consumidor
O Idec enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um pedido para que o alerta sobre flutamida seja revisado. O Intituto também solicita que a agência tome providência imediatas para a proteção do consumidor contra os riscos do uso do medicamento.
Por dentro do CDC
O consumidor comprou um produto e depois de um tempo alguma peça quebrou. Ao buscar o conserto, foi informado de que a peça não é mais produzida. Se isso ocorreu com você, tenha calma. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) garante o abastecimento das peças enquanto o produto for vendido. Mesmo se o produto sair de linha, a obrigação de repor as peças pelo menos por um certo período deve existir.
Idec responde
Diante das várias duvidas à respeito do ensino particular o Idec informa o consumidor sobre as regras para a cobrança de matrícula , rematricula ou similares. Veja as orientações