Notícias curtas de interesse do consumidor
Telefonia móvel: Anatel de olho nas operadoras
A Anatel divulgou em seu site um ranking das oito prestadoras de serviços de telefonia móvel do País com mais reclamações. A primeira do ranking é a Brasil Telecom GSM, com 19.382 queixas. Em seguida aparecem as operadoras Claro, Tim, Vivo e Oi.
Brasileiro paga caro por impostos na conta telefônica
Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os impostos pagos pelos brasileiros na conta telefônica representam quase que 40% do valor total. Entre os tributos cobrados estão o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Novas embalagens, velhos truques
Maquiar os produtos é uma prática que fere o CDC. Mesmo assim, a constatação de produtos maquiados continua acontecendo. Até o início de março, por meio da “operação maquiagem”, o Procon-GO já havia constatado irregularidades em cerca de 70 produtos comercializados nos mercados de Goiânia.
Amianto deve ter parecer este mês
A Comissão Interministerial sobre Amianto/Asbesto deve chegar nesse mês em um parecer sobre o relatório técnico para subsidiar a Política Nacional sobre Amianto. A partir dele, o governo poderá optar (ou não) pelo banimento do mineral. A Europa já baniu a utilização de produtos que contenham amianto branco (crisotila), matéria-prima de telhas, caixas d’água e, no Brasil, até de cosméticos.
Idec responde: Consumação mínima
A consumação mínima gera dúvidas na maioria dos consumidores que frequentam bares, restaurantes, casas noturnas ou estabelecimentos similares. Os frequentadores desses estabelecimentos já acham normal a cobrança da taxa. Segundo o Idec, ela é ilegal porque fere o Código de Defesa do Consumidor, sendo considerada venda casada.