Notícias curtas de interesse do consumidor
CRÉDITOS DE CARBONO
Limite para emissão individual
Governo do Reino Unido estuda a possibilidade de exigir que as pessoas limitem sua produção individual de dióxido de carbono e permitir que os menos poluidores vendam suas cotas. De acordo com o governo inglês, a poluição individual responde por 44% das emissões britânicas.
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Pobres viram cobaias
Industrias farmacêuticas passaram a usar doentes pobres e de menos instrução da Índia para serem cobaias vivas de pesquisas de medicamentos. Esse tipo de prática reduz os custos com pesquisa e desenvolvimento de novas fórmulas em até 30%.
PESTICIDAS
Pulverização aérea na mira da EU
A União Europeia propôs aos países do bloco novas regras para o uso de pesticidas na agricultura, em meados de julho. O objetivo da ação é deduzir o uso desse tipo de substância que é prejudicial ao meio ambiente.
PRODUTOS MILAGROSOS
China proíbe publicidade
A China anunciou uma proibição temporária aos anúncios publicitários de televisão e de rádio para a perda de peso, aumento dos seios e outros produtos e tratamentos de beleza. A medida se deve aos temores de que as mercadorias violem os direitos do consumidor e prejudiquem a saúde.
LIXO
No Brasil, 25 milhões de habitantes fazem coleta seletiva
Pesquisa realizada pelo Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem) revela aumento de 38% na coleta seletiva feita no Brasil, que avançou de 237 para 327 municípios desde 2004. Também houve aumento da quantidade de programas de coleta seletiva desenvolvidos em parceria com cooperativas de catadores: hoje, 43,5% do total se dá dessa forma.
TRABALHO DEGRADANTE
C&A promete banir exploração na cadeia produtiva
Reportagem do Instituto Observatório Social mostrou que a cadeia produtiva da C&A utiliza trabalho degradante de imigrantes bolivianos ilegais. Apesar de saber do problema há pelo menos um ano, apenas agora a C&A afirmou que vai tomar providências para que a situação seja resolvida.
SOJA x FLORESTA
Grandes empresas se comprometem com a Amazônia
Redes de supermercados e fast-foods, como o McDonald's, formaram uma aliança histórica com o Greenpeace para exigir que a indústria da soja adote medidas para conter o desmatamento da Floresta Amazônica.