Notícias curtas de interesse do consumidor
AGÊNCIAS REGULADORAS:
Estudo da UnB também não vê ANS ativa e reconhece Anvisa como uma das melhores
O pesquisador associado da Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social da UnB (Universidade de Brasília), Vicente Faleiros, veio a público para divulgar os resultados preliminares de um estudo feito junto a 19 fiscais e/ou ouvidores de agências reguladoras. Resultado: as agências são possuem pouco poder de influência.
TELEVISÃO DO MAL:
Depois da Rede TV e da Gazeta, Globo está na mira dos homossexuais
Movimento GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) critica os programas Zorra Total, da Rede Globo, e Sérgio Mallandro, da TV Gazeta por apresentarem em seu conteúdo cenas de homofobia, agressões verbais, físicas e violência contra homossexuais.
TELEVISÃO DO BEM:
Em abril começa campanha de combate à tuberculose
Na primeira semana de abril irá ao ar, em diversas rádios e TVs do pPaís, uma campanha de combate à tuberculose. A campanha é uma iniciativa conjunta da OMS (Organização Mundial da Saúde), Organização Pan-Americana da Saúde, USAID, Fundação Ataulpho Paiva, Pastoral da Criança e conta com o apoio do Ministério da Saúde.
INDÚSTRIA TABAGISTA:
Souza Cruz terá de fazer propaganda antifumo
A empresa tabagista Souza Cruz, a agência de publicidade Standard Ogilvy & Mather e a produtora de filmes Conspiração foram condenada a pagar uma indenização de R$ 14 milhões por conta de um comercial do cigarro Free, que, veiculado em horário proibido, induziria adolescentes ao consumo irresponsável e conteria mensagens subliminares. A sentença também estipula que seja feita uma contrapropaganda.
SAÚDE:
Recall de vacina tríplice
A Chiron Corporation recolherá do mercado a vacina tríplice para o combate a sarampo, caxumba e rubéola. A decisão foi tomada após resultados de uma vigilância epidemiológica na Itália mostrarem níveis elevados de reações adversas após a imunização. No Brasil, foram constatados 115 casos de reação alérgica e cinco de choque anafilático em crianças vacinadas com a vacina tríplice da Chiron em 2004.
GRIPE AVIÁRIA:
Corrida para combater pandemia ou para ter lucro?
A única medida para combater o vírus da gripe aviária é o medicamento Tamiflu, fabricado pelo laboratório suíço Roche. Porém, a real eficácia do remédio é desconhecida, pois não há provas concretas de que o produto seja de fato o mais adequado para deter uma pandemia.
MEDICAMENTOS:
Disque-Intoxicação
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou o Disque-Intoxicação. Pelo telefone, os usuários podem tirar dúvidas ou fazer denúncias relativas a intoxicações. A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica.
CONSULTA PÚBLICA:
Quantos gramas de pãozinho, freguês?
O Inmetro colocou em consulta pública, em 15 de março, a Portaria nº 63 que estabelece a forma de comercialização do pão francês. A consulta surge no momento em que uma pesquisa realizada pelo Ipen (Instituto de Pesos e Medidas) mostrou que muitas padarias vendem pães com peso inferior a 50g - peso mínimo exigido.
FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA:
Defesa de direitos ou de interesses privados?
Ativistas que se encontraram no Fórum Internacional em Defesa da Água, alternativo ao Fórum Mundial da Água, acreditam que os organizadores IV Fórum só se interessam em fazer da água um negócio. Outra crítica do encontro paralelo foi com relação ao limite da participação popular.
FARMÁCIA POPULAR:
Ampliação do benefício merece cuidado
Com a ampliação da farmácia popular, o consumidor deve ficar atento para não ser enganado. O estabelecimento que participar do programa deverá estar devidamente identificado com a logomarca da Farmácia Popular. Atenção também para não confundir promoções com o programa.
EMPRÉSTIMO PARA APOSENTADO:
É obrigatório anunciar juros e fica proibida cobrança de TAC
Resolução do Conselho Nacional de Previdência Social impede que seja cobrada taxa para abertura de crédito ou TAC. As instituições que descumprirem a regra estarão sujeitas a multa de até R$ 50 mil.