Notícias curtas de interesse do consumidor
GORDURA TRANS
Foi dada a largada
Os restaurantes de Nova Iorque terão 18 meses para tirar de seu cardápio as gorduras trans. A determinação foi dada no início deste mês pelas autoridades sanitárias locais, que questionam
o uso do óleo parcialmente hidrogenado, principalmente por aumentar o risco de desenvolvimento de doenças coronárias.
RECALL
Brinquedo perigoso
Por conterem pequenos ímãs nas roupas, as bonecas Polly, fabricadas pela multinacional
Mattel, passarão por um processo de recall mundial. Isso porque os ímãs podem ser ingeridos
ou inalados, causando lesões graves.
BANCOS
E o lucro vai para...
Há, uma proposta do governo em análise, para que as chamadas “contas- salário” permitam que o cliente que recebe por um banco e quer movimentar seus recursos em outra instituição possa fazêlo com apenas uma ordem ao banco pagador, para que os recursos sejam transferidos, no mesmo dia e sem nenhum custo, à instituição escolhida. Essa medida aumentaria a concorrência e traria alguma vantagem ao consumidor.
PUBLICIDADE
Alimentos e bebidas em discussão
Até 12 de janeiro, os consumidores podem opinar sobre a nova regulamentação (www.anvisa.gov.br/ divulga/consulta/index.htm) para a publicidade de alimentos considerados nocivos à saúde – por conterem quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada ou trans, sódio e também de bebidas com baixo teor nutricional.
TELEFONIA
Você fala muito?
Quem costuma ficar horas ao telefone, poderá escolher um plano alternativo quando houver a conversão de pulsos para minutos, prevista para ocorrer entre março e julho do ano que vem. Com a nova opção, os consumidores que gastam mais de 3 minutos por conversa poderão manter o orçamento praticamente idêntico ao de hoje. Se existisse apenas o plano básico, o aumento nas tarifas para esse tipo de cliente chegaria a 165%.
MEIO AMBIENTE
Mata Atlântica para as gerações futuras
No final de novembro foi aprovado um projeto de lei destinado a proteger a Mata Atlântica, ou o que sobrou dela, já que restam apenas 7,3% de 1,3 milhão de km2 originais.
CDC
Natal com preço
Ogoverno federal minimizou uma agressão grave que havia sido feita ao Código de Defesa do
Consumidor (CDC), com a promulgação da Lei no 10.962, de outubro de 2004. Essa lei permitiu, até agora, a fixação de preços através do sistema de código de barras, principalmente nos supermercados.
SAÚDE
Remédio para piorar a situação
Primeiro foi o Vioxx, tirado do mercado em 2004 por causa do risco de complicações cardiovasculares. Depois, em meados de setembro deste ano, o caso do Cataflan e do Voltaren, que podem aumentar em até 40% os riscos de ataque do coração e de morte súbita. Agora, um estudo divulgado no mês passado pelo laboratório Merck Sharp & Dohme mostra que o etoricoxibe, antiinflamatório fabricado pela empresa, também traz riscos cardiovasculares.