Notícias curtas de interesse do consumidor
A derrota da baixaria na TV
Por não exibir um programa educativo produzido pelo Ministério Público Federal e por nove ONGs no lugar do “Tarde Quente”, a Rede TV! teve sua programação interrompida por 25 horas. O canal havia selado um acordo com o MP onde não exibiria o programa vespertino, que foi considerado estimulador de atitudes preconceituosas pelo Ministério.
Farmácias de SC assumem venda fracionada
No final de outubro, 71 farmácias de Santa Catarina passarão a realizar a venda fracionada. Essa prática deve estimular o uso correto de remédios. Com a venda fracionada, os consumidores só comprarão a quantidade de medicamentos que realmente precisarem.
Senado apoia redução do consumo de cigarro no País
O Senado brasileiro confirmou o acordo que pretende reduzir o consumo de cigarro e derivados do tabaco em todo o mundo. Com a iniciativa e como forma de proteção aos agricultores que plantam tabaco, o governo oferecerá recursos para aqueles que desejarem mudar de atividade.
Consulta pública regulamenta publicidade de remédios
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) abriu no dia 20 de novembro uma consulta pública sobre a publicidade de medicamentos. As novas regras propõem, por exemplo, que seja proibido fazer uma propaganda na qual sejam mostradas pessoas consumindo os produtos.
Futuro da internet é discutido em cúpula
Uma cúpula sobre tecnologia realizada na Tunísia terminou com mais de 200 acordos selados. O evento marcou a evolução da relação entre o governo, a internet e os esforços para diminuir a exclusão digital nos países pobres.
Propaganda de bebidas alcoólicas trará advertências
Paralelo ao aumento do consumo de álcool no país, o governo implementará novas regras para a publicidade de bebidas alcoólicas. Nas propagandas serão inseridas mensagens mais duras que falem dos males da ingestão da bebida.
Portas abertas para os transgênicos no Brasil
Com a a Lei de Biossegurança, aprovada em março deste ano pelo Congresso Nacional, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) adquiriu competência para avaliar, como última instância técnica, os riscos que envolvem os transgênicos. A CTNBio pode agora autorizar a comercialização de transgênicos no País.
Ervilha transgênica inflama pulmões de ratos
Projeto sobre a produção de ervilhas transgênicas resistentes a insetos foi abandonado. O motivo é que os ratos que consumiram a ervilha modificada geneticamente apresentaram inflamação nos tecidos dos pulmões. A reação alérgica foi gerada devido a uma proteína da ervilha que foi alterada.
Aquecimento global afeta os mais pobres
Apesar dos maiores poluidores do mundo serem os países mais ricos, quem sofrerá as consequências do aquecimento global são os países pobres. Pelo menos é isso que diz um relatório do Greenpeace, divulgado no segundo semestre desse ano.
Idec responde: Problemas com bagagens e atrasos em viagens? O que exigir?
Atraso nos voos e extravio de bagagem vêm se tornando problemas recorrentes dos consumidores que optam por viajar de avião. Mas o Idec alerta: o passageiro que for lesado ou prejudicado por qualquer uma dessas situações tem direito a indenização de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumido). Nos casos de atraso, independente de indenização, a companhia deve providenciar o que for necessário, como alimentação e hospedagem, para minimizar os danos sofridos pelo consumidor.