Notícias curtas de interesse do consumidor
CONSUMO SUSTENTÁVEL
Paulista é pouco consciente, aponta Procon-SP
Cerca de 43,88% dos consumidores paulistanos não se interessa em saber se a empresa é ambiental ou socialmente responsável. Os dados são de um pesquisa realizada pelo Procon-SP que aponta que somente 21,94% sempre procuram saber tal informação.
MEIO AMBIENTE
Monitoramento insuficiente
Debate promovido IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) concluiu que o Brasil precisa desenvolver urgentemente mecanismos para monitorar os impactos do aquecimento global. Sem os dados sobre as consequências do aquecimento global, fica mais complicado adotar práticas de redução e minimização dos impactos.
ENERGIA
Pesquisas demonstram contradição
Pesquisa realizada entre dezembro de 2004 e julho de 2006, com o apoio do PNUD (Programadas Nações Unidas para o Desenvolvimento), demonstrou que o chuveiro elétrico, presente em 73,1% das residências, é o grande vilão no consumo de energia elétrica de uma casam sendo responsável por cerca de 23,9% do gasto com energia elétrica.
SAÚDE I
Brasil: finalmente, licenciamento compulsório
No final de abril foi aberta uma portaria que declarava de interesse público o antirretroviral Efaviren. Esse é o primeiro passo para o licenciamento compulsório da patente para uso público não comercial do medicamento importado utilizado no tratamento da Aids.
TELEFONIA FIXA
Divulgação de planos está liberada na TV
A propaganda de produtos alternativos das empresas de telefonia fixa está liberada na televisão. A liberação ocorre em paralelo à proibição das propagandas desses produtos em canais de marketing direto e outros meios de abordagem pessoal.
SAÚDE II
Abbott contra-ataca
Após negociação com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o laboratório Abbott anunciou redução do preço do medicamento Kaletra para US$ 1 mil por paciente ao ano, em 40 países. Apesar da redução, segundo especialistas, o preço ainda está muito elevado.
COMÉRCIO JUSTO
Merenda escolar socialmente responsável
Itália adota medidas para incentivar a compra de mercadorias produzidas de maneira socialmente responsável. Para isso, determinou que órgãos públicos italianos considerem essa prática em suas licitações.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Continua proibida a importação de pneus usados
O Brasil poderá continuar não permitindo a entrada de pneus usados. A permissão foi concedida pela OMC (Organização Mundial do Comércio). O maior argumento utilizado para continuar barrando os pneus é a preservação do meio ambiente.
TELEFONIA MÓVEL
Venda de celulares Siemens está proibida em Goiás
Por decisão do Procon-GO, a Siemens-BenQ Eletrônica Ltda. está proibida de comercializar aparelhos celulares em Goiás. O motivo são os 1.094 processos administrativos pendentes atualmente do fabricante no Procon estadual que constataram que os telefones possuem defeitos e que não há peças de reposição para os reparos.