Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Publicado em Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (https://idec.org.br)

Início > Notícias curtas de interesse do consumidor

  • Em Foco

Notícias curtas de interesse do consumidor

 

MEDICAMENTOS I
Remédio mais barato para o SUS

Entraram para a lista de revenda do SUS (Sistema Único de Saúde) mais de 126 medicamentos. Os remédios serão revendidos com desconto mínimo obrigatório de 24,69%. Os laboratórios farmacêuticos que não respeitarem o valor do desconto estarão sujeitos ao pagamento de multa que pode chegar a R$ 3 milhões.


MEDICAMENTOS II

Antiaids da Roche é recolhido
Por ter apresentado problemas em dois lotes, a Roche decidiu suspender a circulação do medicamento Nelfinavir, inibidor de protease usado no tratamento da Aids. O problema encontrado do remédio foi a existência de impurezas na matéria-prima.


TELEFONIA

Mudança de pulso para minuto vem com aumento nas tarifas
Em julho ocorrerá a conversão do sistema de tarifação de pulsos para minutos das ligações locais de fixo para fixo em São Paulo e outras cidades do estado. No mesmo período haverá também o reajuste das tarifas de telefonia fixa, cujo índice deverá ser inferior a 2,9%.


MAQUIAGEM DE PRODUTOS

Mudança na embalagem camufla aumento de preço
Pesquisa realizada pelo Dieese em 70 supermercados da capital paulista concluiu que, na maioria dos casos, a mudança das embalagens dos produtos ocorre juntamente com o aumento no preço final das mercadorias.


SAÚDE PÚBLICA

País não atinge metas de combate à dengue
Devido ao aumento de casos de dengue, uma equipe de consultores da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) virá em julho ao País para analisar o plano brasileiro de combate à doença, avaliar o trabalho feito e seus efeitos.


MEDICAMENTOS III

Pfizer é processada na Nigéria

Pfizer, a maior empresa farmacêutica do mundo, está sendo processada pela Nigéria devido aos graves efeitos colaterais que o teste do antibiótico Trovan causou aos pacientes, que foram usados, involuntariamente, como cobaias.


ALIMENTOS

Opas propõe a eliminação da gordura trans dos alimentos

A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), por meio de um conselho formado por ministros de saúde, colocará em votação a aprovação de um documento, formulado por 21 especialistas, pedindo o fim do uso da gordura trans (hidrogenada) nos alimentos. O objetivo da proposta é a redução do número de problemas cardíacos agravados por ela.


TABACO

Philip Morris perde batalha judicial nos EUA

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou o recurso da Philip Morris, indústria de tabaco líder em no mundo, que pretendia transferir a análise de um processo contra a empresa da justiça estadual para um tribunal federal. O processo acusa a fabricante de propaganda enganosa.


COMÉRCIO INTERNACIONAL

Após vitória na OMC, Brasil tem que impedir entrada de pneus usados

A OMC (Organização Mundial do Comércio) considerou procedente a argumentação de que a importação de pneus reformados só agrava o acúmulo de resíduos prejudiciais ao meio ambiente. A partir de agora esta proibida a entrada de pneus reformados no Brasil.


MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ações enérgicas contra o aquecimento global

Os consumidores dos Estados Unidos e do Reino Unido querem ações mais enérgicas de seus governos em relação às mudanças climáticas. Isso foi o que comprovou uma pesquisa realizada pelas organizações CI e AccountAbility. Os dados mostram que, para mais da metade dos entrevistados, os governos deveriam obrigar as empresas a não fabricarem produtos que contribuam para o aquecimento global.


DIREITOS DO CONSUMIDOR

Nota fiscal pode render 30% do ICMS de volta
Projeto de Lei (PL nº 592/05) paulista propõe que os consumidores tenham um estímulo a mais para exigir a emissão de notas fiscais dos estabelecimentos comerciais. Isso porque eles terão direito à restituição de 30% do valor pago de ICMS na compra de produtos, bens e serviços.

TRABALHO ESCRAVO

Frigoríficos vão boicotar carne vinculada ao trabalho escravo
O Ministério do Trabalho e Emprego elaborou uma "lista suja", que denuncia as empresas que utilizam trabalho escravo. A relação aponta que esse tipo de trabalho é praticado por 62% das propriedades rurais investigadas.


URL de origem:https://idec.org.br/em-acao/revista/112/materia/noticias-curtas-de-interesse-do-consumidor