Notícias curtas de interesse do consumidor
Arroz transgênico será vetado?
Depois do milho, da soja e do algodão, é a vez do cultivo de arroz transgênico entrar em debate na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Em março, a primeira audiência pública sobre o assunto deixou os combatentes da transgenia esperançosos,
já que até mesmo as entidades que geralmente são favoráveis aos organismos geneticamente modificados rejeitaram a liberação do arroz transgênico da Bayer ao prato dos brasileiros.
Cadeira segura, só com selo do Inmetro
As crianças já podem pegar carona com mais segurança. Agora as cadeiras infantis para transporte só podem ser comercializadas com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A medida entrou em vigor no dia 31 de março e é válida em todo o país para dispositivos destinados aos pequenos de até 7 anos e meio.
Venda casada, não!
Diante de vários casos de venda casada praticados pela Caixa, não é para menos que a Justiça Federal de Sergipe tenha condenado o banco a alterar todos os seus contratos até o começo de agosto, de modo a informar aos consumidores a ilegalidade da tal prática "disfarçada" que induz o cliente à compra.
Conexão pela tomada
As tomadas simples, utilizadas para plugar cabos de televisores, telefones e micro-ondas, terão mais uma função: prover acesso à internet de banda larga. A decisão, aprovada pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no começo de abril, pretende ampliar o número de pessoas conectadas à rede.
Reavaliação da Anvisa
Química no prato dos outros é refresco! O Brasil assumiu o posto de maior consumidor de agrotóxicos em 2008, posição antes ocupada pelos Estados Unidos. O ranking preocupa as autoridades nacionais porque a ingestão excessiva destes produtos pode provocar alergias, alterações neurológicas e até mesmo câncer.
Perigo que vai à mesa
Empanado, frito ou assado. Os apreciadores de frango devem tomar mais cuidado ao consumir o alimento. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso excessivo de antibióticos na produção de aves faz com que o frango consumido no Brasil cause riscos à saúde. A ingestão destes medicamentos pode gerar bactérias resistentes a tratamentos, tanto para as aves quanto para os consumidores.
Antenas com distância limitada
Celular faz mal à saúde? Diante da polêmica sobre os efeitos das radiações emitidas por antenas de celular, a União Europeia (UE) decidiu mantê-las bem longe dos núcleos populacionais. A recomendação do parlamento europeu é que os cientistas das universidades locais determinem essa distância mínima. A lei também prevê proteção especial para lares com idosos e crianças com menos de 10 anos, que deverão manter-se ainda mais longe das antenas.
Procons devem ganhar força
Se depender de um pacto celebrado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as penalidades assinadas pelo Procon terão de obrigatoriamente ser cumpridas. Hoje, se a empresa não aceitar o combinado, é necessária uma ação judicial para fazer valer os direitos do consumidor.
Alerta para os enxaguantes bucais
Escova, pasta e fio dental. Nada mais é preciso para manter a boca higienizada, e mesmo assim algumas pessoas não abrem mão dos enxaguantes bucais para garantir o hálito fresco.