Notícias curtas de interesse do consumidor
Meio ambiente I – Veto para incandescentes
Responsáveis por 77% do consumo doméstico de energia elétrica na Europa, as lâmpadas incandescentes estão com os dias contados no bloco. A União Europeia resolveu retirá-las paulatinamente do mercado até 2012, começando em setembro próximo. Com a medida, pretende-se economizar energia suficiente para abastecer 11 milhões de residências e evitar a emissão de 15 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.
Telefônica – Ação bilionária
Diante de tantas falhas na prestação de serviços da Telefônica, não é para menos que o Ministério Público de São Paulo tenha entrado na Justiça contra a empresa. Integram a ação civil pública dados das milhares de reclamações de consumidores junto ao Procon-SP e à Anatel, sobre interrupções nos serviços, cobranças indevidas e não atendimento de solicitações.
Telemarketing – Chega de perturbação
A Lei Estadual nº 13.226/08, que permite o fim das ligações indesejadas para os paulistas, começa a vigorar no fim de março. A nova medida foi regulamentada pelo governador José Serra em dezembro do ano passado e beneficia todos os cidadãos com DDD do Estado de São Paulo.
CELOBAR – Glaxo é responsável?
Em 2003, o medicamento CELOBAR, utilizado como contraste para exames radiológicos, causou 23 mortes e deixou outros 70 usuários com sequelas. Agora, a Justiça apontará se a farmacêutica Glaxo SmithKline (GSK) é responsável por indenizar as famílias e as vítimas. O fabricante do Celobar era o laboratório Enila, do Rio de Janeiro, que faliu pouco depois do incidente.
Saúde – Aids na terceira idade
Dados recentes do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) alertam que, no Brasil, há mais de 500 mil casos notificados da doença, sendo que mais de 15 mil atingem idosos. Segundo o coordenador do Unaids, Pedro Chequer, mesmo com o aumento da atividade sexual, os idosos têm resistência ao uso do preservativo porque o conhecem como anticonceptivo, e não como proteção contra doenças.
Internet – Risco nas compras
O comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 8,2 bilhões no último ano, segundo dados da consultoria e-Bit. De fato, cada vez mais as empresas tentam se adaptar às transações virtuais, mas ainda há resistência de consumidores preocupados com a segurança de seus dados. Especialistas alertam que nenhum sistema é 100% seguro e, portanto, é fundamental que o consumidor sempre exija nota fiscal, leia atentamente os termos de uso da empresa e use uma conexão confiável.
Agricultura – FAO defende conservação
A produção agrícola sustentável é a única alternativa para o mundo suportar a crescente demanda de alimentos, diminuir a pobreza e proteger os recursos naturais, segundo um alerta da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), durante o IV Congresso Mundial da Agricultura de Conservação, na Índia, em fevereiro.
Meio Ambiente II - Lixo eletrônico dos EUA
De acordo com dados do Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia, o estado norte-americano enviou 9 mil toneladas de lixo eletrônico para todo o mundo em 2006. Dessas, 1.190 toneladas foram destinadas ao Brasil. Uma catástrofe, pois esse tipo de resíduo contém diversos metais pesados que causam danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Telefonia móvel – MPF contesta a Claro
O Ministério Público Federal da Paraíba entrou com ação civil pública contra a Claro, a LG Electronics e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), devido a alguns modelos de celular produzidos pela LG e comercializados pela Claro, providos de um bloqueio implantado em sua fabricação que impossibilita a mudança do telefone móvel para as demais operadoras.