Notícias curtas de interesse do consumidor
Telefonia – Sem trocar o número
Começou a valer no início do mês a regra que dá ao usuário de telefonia o direito de manter o número de sua linha na troca da operadora. A expectativa é que essa "portabilidade numérica" aumente a concorrência e, consequentemente, estimule a melhoria dos serviços e a redução das tarifas. O Idec defende que a mudança seja gratuita, mas a Anatel estipulou que a taxa seja de R$ 4. Algumas operadoras já anunciaram que não farão cobrança.
Publicidade infantil – Empresas alimentícias contra a parede
Em maio deste ano, as maiores empresas do setor de alimentos, como Kellog's, Kraft Foods, Nestlé, Unilever, Masterfood, Coca-Cola e Pepsi, assumiram o compromisso de contribuir para o programa de alimentação saudável proposto pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre suas ações, a principal seria o fim de qualquer propaganda dirigida a crianças de até 12 anos. O Instituto questionou as empresas sobre seus planos para pôr o acordo em prática no Brasil.
Água I – Problema em garrafa
Enquanto cerca de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, segundo o Instituto Worldwatch, a água engarrafada é a bebida cujo consumo mais cresce, inclusive no Brasil, que já é o quarto maior consumidor. O dado se relaciona ao aumento da escassez de água, pois sua exploração para o engarrafamento degrada o lençol freático - prejudicando quem já é carente do recurso e não tem renda para comprar a água de garrafa.
Água II – É hora de economizar
Estamos em setembro, mês da primavera, mas a época ainda é de estiagem. Por isso, todas as medidas que puderem ser tomadas para economizar água são importantes. Além da reduzir o tempo do banho e não deixar a torneira pingando, dá para evitar o desperdício regando regue as plantas em momentos em que há menos calor e vento. Com isso, diminui-se a evaporação e a frequência da rega.
Alimentos – Atenção aos corantes
Como medida de precaução, a União Europeia pretende exigir um alerta no rótulo dos alimentos e bebidas que contenham qualquer um dos seis corantes artificiais ligados à hiperatividade por estudos científicos. A medida, que está em avaliação pelo Ministério da Saúde europeu, prevê que seja estampada na embalagem uma frase que chame a atenção dos consumidores de que o produto pode causar efeito adverso na atividade e na atenção das crianças.
Internet – Falta discussão à lei
Está para ser votado novamente na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 89/2003, do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que trata de crimes na internet. Embora se proponha a punir os responsáveis por fraudes ou vírus, o PL apresenta problemas considerados sérios por entidades que acompanham o tema. A começar por sua redação, com muitos termos técnicos ou vagos, e vários pontos que dão margem a interpretações diversas.
Dia sem carro – Anote na agenda: 22 de setembro
Neste ano, o dia sem carro não será apenas um dia de mobilização - virá acompanhado de uma semana inteira de debates. Em sua oitava edição brasileira, o movimento ganhou o reforço da Semana Brasileira de Mobilidade que, se não conseguir fazer as pessoas deixarem o carro em casa, pelo menos discutirá o assunto, em busca de alternativas.
Aquecimento global – quanto seu carro polui?
A partir de outubro, os veículos à venda no País ganharão selos de eficiência energética que indicarão quantos quilômetros eles andam com 1 litro de combustível. A informação será voluntária, mas vai ajudar os consumidores a terem ideia de o quanto tirar o carro da garagem contribui para o aquecimento do planeta, e a optarem por veículos mais econômicos.