Notícias curtas de interesse do consumidor
Alimentação - Segunda sem carne
A proposta “Segunda Sem Carne” lançada pela Sociedade Vegetariana Brasileira acontece nos dias 3 e 4 de outubro no parque do Ibirapuera, em São Paulo. A campanha tem o intuito de fazer as pessoas deixarem de ingerir carne pelo menos às segundas-feiras. De acordo com a SVB, o consumo de carne é responsável por 18% das emissões de gases causadores do efeito estufa no mundo e por 80% do desmatamento do bioma amazônico.
Trabalho infantil e escravo - Brasil entre os líderes
O Brasil está entre os seis países do mundo com maior índice de trabalho escravo ou infantil, de acordo com um relatório divulgado em 10 de setembro pelo Departamento de Trabalho dos EUA. A Índia é responsável por dezenove itens e é líder nesse ranking vergonhoso, seguida por Mianmar, com catorze, e Brasil e Bangladesh, empatados na terceira posição, com treze produtos cada um.
Automóveis - A nota verde está de volta
A Nota Verde - sistema online criado pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores , que avalia a quantidade de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio liberados pelos veículos - foi relançada em 15 de setembro pelo Ibama e pelo Ministério do Meio Ambiente.
Visa e Visanet - Sem concorrentes
O que é bom dura pouco. A medida preventiva da SDE (Secretaria de Direito Econômico), que prometia acabar com a exclusividade entre Visa e VisaNet e abrir o mercado para a concorrência, não será mesmo colocada em prática. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já tinha suspendido a medida contra a VisaNet no final de agosto e a suspensão valeria até o julgamento do caso pelo órgão, que ocorreu em 16 de setembro. Nesse julgamento, a decisão de manter a exclusividade da credenciadora de cartões de crédito foi mantida.
Telefonia fixa - direito à informação
Em 9 de setembro, o Ministério Público Federal moveu uma Ação Civil Pública na Justiça Federal de São Paulo contra a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações ), obrigando-a a informar os consumidores (por meio de seu site ou do Diário Oficial da União) as irregularidades cometidas pelas empresas de telefonia fixa nos sistemas de cobrança e bilhetagem.
Gestão de resíduos sólidos - A empresa produz, ela mesma deve recolher
Os fabricantes e distribuidores de bebidas, óleos combustíveis, lubrificantes, cosméticos, produtos de higiene e de limpeza devem recolher pelo menos metade das embalagens utilizadas em seus produtos, adotando programas de reuso, reciclagem ou recompra. Isso é o que determina a Lei nº 13.316/2002 da cidade de São Paulo.
Sustentabilidade - Curitiba é referência mundial
A capital paranaense está entre as dez cidades do mundo que são referência pelo planejamento municipal a longo prazo, segundo o estudo Centros de Sustentabilidade Global 2020, realizado em 2008 pelo Instituto Ethisphere, de Nova York. Foram avaliadas as áreas de planejamento ambiental; saúde e lazer; educação; arte e cultura; transporte e habitação; economia e negócios; legislação e transparência; comunicação e inovação de cidades com mais de 600 mil habitantes.
Anvisa - Contrato direto e gratuito
Agora ficou mais fácil e barato entrar em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária ). Em 16 de setembro a agência inaugurou sua central de atendimento telefônico e eletrônico. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, pelo número 0800 642 9782.
Reciclagem - Na moda?
A maior produtora de lingeries do Japão, a Wacoal, está incentivando suas clientes a devolver à empresa sutiãs antigos para serem transformados em combustível sólido. A iniciativa chamou a atenção de uma concorrente, a Triumph, que também resolveu adotar a medida.
Tarifas bancárias - Taxa para recadastramento? Nunca mais!
Desde 14 de setembro os correntistas têm uma tarifa a menos para pagar aos bancos. O Banco Central vetou a taxa para a renovação cadastral de conta corrente, que era cobrada duas vezes ao ano desde abril de 2008. Mas atenção: a cobrança da tarifa para análise da ficha do cliente na abertura de conta corrente continua em vigor.