Notícias curtas de interesse do consumidor
SAC- Atendimento regulado
Cansar de esperar para ser atendido e, quando isso finalmente ocorre, ser transferido para inúmeros atendentes que não sabem esclarecer suas dúvidas e que, além de tudo, fornecem informações divergentes: você certamente já passou por isso. Mas, em breve, o problema deve deixar de existir, pois as propostas da Consulta Pública sobre a regulação dos call centers foram definidas no início de junho.
Biossegurança – Transgênicos sem controle
O CNBS (Conselho Nacional de Biossegurança) liberou, em junho, a comercialização do milho transgênico da Syngenta. A variedade já havia sido aprovada no ano passado pela CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), mas estava suspensa pela contestação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que apontou que os estudos apresentados pela empresa eram insuficientes.
Ensino superior – Sem abusos
Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que proíbe as instituições de ensino superior de exigir fiador de estudantes que estejam adimplentes, mesmo que com histórico de atraso nas mensalidades. O projeto determina ainda que as universidades não podem impor qualquer condição ou restrição para a renovação da matrícula do estudante que estiver com os pagamentos em dia, mas mantém a autorização às faculdades de recusar a "rematrícula" dos inadimplentes.
Alimentos – Iogurte ou remédio?
No fim de junho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a propaganda do iogurte Activia, que sugere o alimento como forma de tratamento para a constipação intestinal. A fabricante, Danone, vinha divulgando o produto de forma maciça, apontando sua capacidade de regular o funcionamento intestinal de consumidores de todas as idades.
Gradiente – Procons proíbem vendas
Desde janeiro, produtos da Gradiente estão sem garantia de fábrica, pois a empresa diz ter problemas financeiros e de fornecimento para as assistências técnicas. Diante do grande número de reclamações de consumidores, o Procon de Mato Grosso determinou, em junho, a suspensão da venda de artigos da marca no estado. Sanções do mesmo tipo foram impostas em outros estados, como Minas Gerais e Goiás.
R.S.E – Carvão ilegal nas siderúrgicas
O discurso "verde" das empresas vez ou outra é desmascarado. Em junho, o Ministério do Meio Ambiente anunciou multa a sessenta siderúrgicas e setenta distribuidoras do Espírito Santo, Mato Grosso e Minas Gerais pelo envolvimento na extração e no comércio ilegal de carvão, produzido com madeira vinda do Cerrado ou do Pantanal.
Direção e álcool – É preciso mais rigor
De acordo com uma pesquisa feita por médicos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) com motoristas de cidades como Belo Horizonte, Santos e São Paulo, 30% bebem antes de dirigir, nos fins de semana. Além disso, o álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito, segundo o Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
Soja – Da floresta, não
Um dos principais artigos de exportação brasileira, a soja exerce forte pressão para a criação de novas áreas de desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Para se ter uma ideia, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre dezembro passado e fevereiro deste ano foram derrubados 40 mil hectares de floresta nos quarenta municípios que mais plantam soja, espalhados entre Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Energia – A força dos ventos
A energia eólica é uma boa alternativa às fontes caras e não renováveis, como a nuclear e os fósseis. Com capacidade de gerar até 143 mil megawatts (MW) de eletricidade a partir dos ventos, o Brasil os aproveita pouco, já que tem apenas dezesseis parques eólicos, produzindo 247 MW. Agora, o governo brasileiro parece despertar para o potencial do País. Em junho, o Ministério de Minas e Energia anunciou que vai realizar um leilão para essa matriz elétrica em 2009.