Notícias curtas de interesse do consumidor
Cobrança bancária – Adeus aos boletos de papel
Dois bilhões de boletos de cobrança são gerados por ano. Além do gasto com papel, eles estão sujeitos a extravio, danificação e fraude. Foi pensando em economia, praticidade, conveniência e segurança, que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) implantou o DDA (Débito Direto Autorizado ). A meta é que em cinco anos, 50% dos boletos impressos virem DDA.
Água – Contaminação dentro de casa
Atenção! Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados pela Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o consumo de água contaminada já deixou mais de 10 mil brasileiros doentes entre 1999 e 2008. Em mais de 40% dos casos, a contração das doenças ocorreu dentro das residências.
Transporte público – Combustível sustentável
A prefeitura de Curitiba deu um passo importante e inovador em relação à emissão de gases poluentes. Desde agosto circulam pelas ruas curitibanas seis ônibus coletivos movidos a biocombustível puro à base de soja e sem qualquer mistura de óleo diesel. É o chamado projeto B100. O período experimental vai durar 18 meses e o objetivo é, se comprovada a viabilidade, que o uso de biocombustível seja ampliado para toda a frota da cidade.
Água – Só com selo de identificação
Como nem todos os consumidores conseguem diferenciar um produto orgânico de um não orgânico, o governo criou uma forma de identificá-los. A partir do próximo ano, todos os orgânicos brasileiros deverão apresentar o selo do Sisorg (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica), que não afetará os selos de certificadoras independentes, os quais poderão ser encontrados no mesmo produto.
Transporte “verde” - Magrela de aluguel
Andar de bicicleta em Brasília vai ficar mais fácil. Seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, de Recife e de Barcelona (Espanha), o governo do Distrito Federal assinou contrato com a empresa Serttel para instalar 50 praças com bicicletas públicas. Com esse projeto, as pessoas poderão se cadastrar e escolher planos diários, semanais, mensais ou anuais para alugar uma magrela e sair pedalando.
Veículos – O vaivém dos rastreadores
A norma que obriga todos os carros a saírem de fábrica com sistema de monitoramento antifurto instalado a partir de outubro de 2010 caiu novamente. Pela segunda vez, a medida do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) foi derrubada por uma liminar, depois de uma ação civil pública do Ministério Público Federal. Para o MPF, não cabe ao poder público exigir a instalação de itens não obrigatórios nos automóveis.
Telecomunicações – Novas metas de universalização
No início de outubro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apresentou ao Ministério das Comunicações estudos que fundamentaram a proposta de revisão do PGMU (Plano Geral de Metas de Universalização) para o período de 2011 a 2015. O objetivo do plano é ampliar os acessos individuais e coletivos à telefonia fixa e as redes que suportam a banda larga, reduzindo as desigualdades regionais e as barreiras de acesso.
Aviação – Nota para aeroportos
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está reservando um espaço em seu website para a avaliação dos aeroportos. Ainda não está definido quando o sistema será implementado. Os critérios de avaliação não foram estipulados, mas a Anac, por meio de sua assessoria de imprensa, informou ao Instituto que realizou uma pesquisa com 1,2 mil usuários do aeroporto de Guarulhos, Congonhas e Brasília para elencar possíveis quesitos a ser considerados.
Energia elétrica – Conta de luz mais barata
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está prometendo preços menores para quem quer consumir eletricidade por meios alternativos, fora dos momentos de pico no consumo. A agência, no entanto, não definiu quais serão os horários em que haverá redução. Sua expectativa é que a mudança comece a valer no primeiro semestre de 2011. Para que a medida seja levada a cabo, os atuais medidores terão de ser substituídos por outros, digitais.