Notícias curtas de interesse do consumidor
Maquiagem - Multa a empresas alimentícias
Mais uma vez, o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) aplicou sanções a empresas alimentícias por disfarçarem a redução de seus produtos: Pepsico, Nestlé, Marilan e Cipa (dona da marca Mabel). Segundo o órgão, os fabricantes não informaram a mudança de forma ostensiva e destacada, como determina o CDC (Código de Defesa do Consumidor).
AIDS - Tratamento tardio aumenta risco
O relatório de 2008 do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, aponta que 43,7% dos pacientes com HIV no Brasil descobrem que são portadores do vírus tardiamente, quando já apresentam os sintomas. A demora para o início do tratamento refletiu nas estatísticas: 29% dessas pessoas morreram no primeiro ano após a confirmação da infecção.
Alimentos - Integral, pero no mucho
Conforme denúncia de entidades de defesa do consumidor do Peru e do México, o pão anunciado como "100% integral" da Bimbo, comercializado nesses países, não contém 100% de farinha integral. Com isso, o consumidor é iludido, pois acredita adquirir um produto mais saudável, pelo qual paga mais caro, quando na verdade também há farinha refinada em sua composição.
Crise aérea – Voando na hora errada
Quem viaja de avião no Brasil já deve estar habituado a chegar cerca de 1 hora e 11 minutos depois do horário previsto. Este é o tempo médio de atraso dos voos domésticos, segundo pesquisa realizada pela Visagio Consultoria. O governo estuda multar as companhias se os embarques acontecerem 45 minutos fora do horário. Mas a medida pode não aliviar os passageiros. As punições previstas só para os "embarques" fora de hora permitem, em tese, que o usuário fique aguardando a decolagem dentro do avião.
Telefonia - Pelo fim da assinatura básica
A sociedade anseia pela suspensão da assinatura básica de telefonia. Segundo um balanço da Câmara dos Deputados, mais de 1 milhão de pessoas já ligaram para a Casa desde 2004, manifestando apoio ao Projeto de Lei nº 5.476/01, que acaba com a cobrança. A extinção da assinatura básica é uma luta de anos. Em 2004, o Idec entrou com uma Ação Civil Pública contra a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e as empresas de telefonia.
Produtos inseguros - Perigo no Fox
A Volkswagen tem demonstrado profundo desrespeito ao consumidor, ao não convocar um recall do veículo Fox para corrigir o problema do dispositivo do banco traseiro ou substituir o produto, conforme determina o CDC.
Meio ambiente - Resorts insustentáveis
Sob o argumento de melhorias econômicas para regiões pobres do litoral nordestino, megaempreendimentos estão ocupando diversas praias brasileiras. Os resultados econômicos positivos, porém, só se justificam para os empreendedores, pois ao deixar de lado as questões socioambientais, os complexos turísticos estimulam a degradação dos locais.
Álcool - Liminares ameaçam proibição
A proibição à venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos às margens de rodovias federais,e m vigor desde 1º de fevereiro, está ameaçada, por causa de uma enxurrada de liminares em todo o País. Até o início de fevereiro, 32 liminares vigoravam, garantindo a comercialização das bebidas em dezenas de lugares, como redes de supermercados.
Lixo eletrônico - Computadores aquecem planeta
Menores e mais velozes, os computadores estão consumindo energia mais do que nunca e suas vendas estão em alta. Uma pesquisa do Lawrence Berkeley National Laboratory, dos EUA, demonstrou que o consumo de energia dos computadores mais que dobrou entre 2000 e 2005 no mundo: de 29 bilhões de kilowatts-hora (kWh), passou para 61 bilhões de kWh.
Meio ambiente - Alternativa perigosa
Ressuscitada nos últimos anos por causa do aquecimento global, a energia nuclear vive um ressurgimento em várias partes do mundo. Até mesmo alguns ambientalistas, como James Lovelock, defendem seu uso e causam polêmica. O principal argumento utilizado por seus adeptos é que a energia nuclear seria adequada à busca de uma solução para evitar o aquecimento do planeta. Afinal, ela gera uma quantidade bem menor de gases de efeito estufa, principalmente se comparada às usinas termoelétricas.