Notícias curtas de interesse do consumidor
Pesquisa – TV e má alimentação
Cientistas de várias universidades dos Estados Unidos gravaram os quatro principais canais de televisão americanos durante 96 horas no horário nobre e também no sábado de manhã. Foi verificado que em 3 mil anúncios foram promovidos 800 alimentos. Um programa de computador analisou os valores nutricionais dos produtos e se concluiu que, se uma pessoa ingerisse somente os produtos anunciados na TV americana, consumiria 25 vezes mais açúcar e 20 vezes mais gordura que o índice recomendado, enquanto a quantidade de laticínios, fibras e vegetais seria a metade da ideal.
Água- Combate à poluição
Temerosos de que haja uma crise global na qualidade da água, países do mundo todo estão investindo em programas de combate à poluição. Mas os mais empenhados em implantar programas inovadores que visam a despoluição do recurso são os latino-americanos. Foi o que revelou o relatório State of Watershed Payments: An Emerging Marketplace (Estado dos Investimentos nas Bacias Hidrográficas: Um Mercado Emergente). Leia o resultado na íntegra em: http://moderncms.ecosystemmarketplace.com/repository/moderncms_documents/state_of_water_2010.pdf.
Agrotóxicos – Relatório da Anvisa aponta dados alarmantes
Muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros estão contaminados por agrotóxicos não autorizados e que oferecem risco à saúde. É o que apontam dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), divulgado pela Anvisa. Das 3.130 amostras coletadas, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade. Entre os casos mais problemáticos estão o pimentão (80% das amostras insatisfatórias), a uva (56,4% das amostras insatisfatórias), o pepino (54,8% das amostras insatisfatórias), e o morango (50,8% das amostras insatisfatórias).
Certificação/Inmetro – Copos plásticos mais resistentes
A necessidade de regulamentação de copos plásticos foi reforçada pelo Inmetro após a detecção de inúmeras irregularidades no produto. A situação deve mudar, pois em breve todos os copos terão um selo atestando a qualidade do produto, que será fiscalizado. A regulamentação que prevê as regras mínimas de segurança e qualidade para a fabricação dos copinhos já foi finalizada pelo Inmetro e estão disponíveis para consulta pública em www.inmetro.gov.br.
Alimentos – Peso drenado nas embalagens
Garantir mais transparência nas relações de consumo e fazer valer o direito à informação, previsto no artigo 6º, III, do Código de Defesa do Consumidor, é o que pretende o Projeto de Lei nº 6.169/09, do deputado Edmar Moreira (PR-MG). A proposta, aprovada em 9 de junho pela Comissão de Defesa do Consumidor, obriga os fabricantes a informar o peso drenado de produtos embalados como peixes, carnes e frangos congelados, com letras do mesmo tamanho que as utilizadas para informar o peso líquido.
Celular – Produto essencial
Desde 18 de junho de 2010 o celular é considerado um produto essencial pelo SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor). O objetivo do Sistema, que é coordenado pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, é proteger o consumidor e evitar que ele fique sem o aparelho enquanto este for concertado, já que para muitos este é o principal (ou único) meio de comunicação.